O que procura?

Next Normal Solutions: Serviços para ajudar negócios e organizações a recuperar na era COVID-19

25 Mar 2021
2020_08_artigo2_new_normal_noticia

Para apoiar empresas e organizações à medida que estas recuperam dos impactos negativos da crise COVID-19, a SGS Portugal oferece uma ampla gama de Soluções "Next Normal".

Frankie Ng, CEO do Grupo SGS, refere: "As organizações de todos os setores enfrentam uma enorme variedade de desafios, procurando iniciar novos negócios e fazer avanços em direção a um futuro produtivo e lucrativo. (…) As nossas soluções personalizadas vão ajudá-lo a minimizar os riscos e a garantir processos seguros para proteger os funcionários, tranquilizar os clientes, satisfazer as partes interessadas e aumentar a confiança em todo o setor."

Suportada por uma rede global com larga experiência no setor, a SGS é o seu parceiro de excelência neste “novo normal”.

Conheça alguns dos nossos serviços personalizados, que poderão ajudá-lo a mitigar os riscos da Covid-19:

DISINFECTION MONITORED - CLEANING CHECKED

O serviço "SGS Disinfection Monitored – Cleaning Checked" garante às organizações, através da atribuição de uma marca de performance, as condições de segurança sanitária necessárias, para que funcionários, parceiros e clientes regressem ao normal funcionamento das suas atividades profissionais.

Este serviço rege-se por cinco critérios, identificados como fundamentais e transversais à grande maioria das empresas:

  • Segurança dos trabalhadores e eficácia da limpeza
  • Limpeza, desinfeção e stock de produtos
  • Inspeção de infraestruturas
  • Funcionamento da organização
  • Controlo dos locais de trabalho

IN PARTNERSHIP WITH SGS E SAFE RETURN

O serviço "In PartnerShip With SGS" da SGS é baseado numa inspeção às instalações do cliente, bem como validado na análise documental existente, garantindo o cumprimento dos requisitos sanitários e de segurança definidos pelas entidades oficiais de saúde, nacionais e internacionais, no combate à propagação da Covid-19. 

Trata-se de um serviço aplicável a múltiplos setores de atividade (Grupos de Hotelaria, Empresas de Limpeza, Empresas de Manutenção de Sistemas Mecânicos, Empresas de Gestão de Edifícios) com validação de processos centralizados ao nível de grupos organizacionais. Esta solução permite ainda ao cliente a criação de um Selo Voluntário com utilização do logotipo da SGS enquanto parceiro.

O serviço "Safe Return da SGS" é baseado numa inspeção mais rápida e ágil, com recurso à inspeção remota às instalações do cliente. Sempre que sejam garantidos e cumpridos os critérios mínimos de segurança, a SGS emitirá uma declaração de cumprimento de boas práticas como prova do empenho e dedicação da organização.

AUDITORIAS MISTÉRIO BIOSAFE EXPERIENCE

As auditorias mistério “SGS BioSafe Experience”, permitem monitorizar a performance defensiva dos seus pontos de venda/serviços de forma a corrigir e melhorar de modo sistemático as medidas de mitigação de riscos biológicos, proporcionando uma experiência aos clientes que induza confiança e segurança.

A SGS poderá colaborar na elaboração do plano de mitigação de riscos adaptado a cada espaço ou adotar os planos já previamente definidos pelas empresas, de forma a conduzir as auditorias mistério “SGS BioSafe Experience”.

CERTIFICAÇÃO DE SERVIÇO – BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE RISCOS BIOLÓGICOS (SERVIÇO EXCLUSIVO PARA EMPRESAS LOCALIZADAS NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA)

Trata-se de uma Certificação de Serviço baseada numa Especificação Técnica que considera e analisa critérios gerais e específicos direcionados a cada atividade, divididos pelos seguintes módulos:

  • Gestão e planeamento
  • Segurança e saúde
  • Controlo dos locais de trabalho
  • Limpeza e desinfeção
  • Manutenção das infraestruturas
  • Monitorização
  • Testes

AVALIAÇÃO PARA A RETOMA DOS NEGÓCIOS (BUSINESS RESTART ASSESSMENT)

Esta avaliação é baseada em controlos de sistemas de gestão e visa garantir que uma organização está a seguir as diretrizes recomendadas, assim como introduziu processos e os implementou efetivamente em todo o negócio, seguindo as recomendações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esta avaliação analisa:

  • Compromisso de Gestão, Envolvimento e Implementação
  • Controlos Físicos
  • Higiene, EPI e Proteção ao Trabalhador
  • Distanciamento Social e Relato de Doenças
  • Políticas de Limpeza e Saneamento

MÓDULO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS NO SECTOR TRANSFORMADOR

Criado especificamente para o setor transformador, este módulo pode ser usado por organizações para confirmar que suas instalações (fábricas) são capazes de atender aos atuais desafios, ao mesmo tempo que protege a qualidade e as pessoas.

Esta avaliação analisa:

  • Medidas adotadas para aumentar a produção que não comprometam a qualidade ou direitos do trabalhador
  • Controlos regulares e formais do trabalho subcontratado
  • Processos de segurança e armazenamento em vigor
  • Garantia de stocks a clientes sempre que oportuno

SOLUÇÕES PARA A INDÚSTRIA AGROALIMENTAR 

Com os desafios e necessidades exclusivas das empresas do setor alimentar, onde se incluem: restaurantes, empresas de catering e indústria de produção de alimentos, assim como o retalho, a SGS desenvolveu uma ampla gama de soluções para ajudar a indústria a navegar com sucesso nesta crise sem precedentes. Estes serviços são suportados pela ampla rede nacional e internacional de auditores e inspetores, bem como pela rede integrada de laboratórios e especialistas técnicos da SGS Portugal:

  • Realização de testes SARS-CoV-2 em humanos (brevemente)
  • SGS Multilab (principais valências):
    • Controlo analítico de alimentos
    • Monitorização de superfícies
    • Equipamentos e manipuladores
    • Monitorização de ar
    • Monitorização da produção agrícola
    • Monitorização da qualidade da água
    • Verificação e validação de desinfetantes e processos de desinfeção
  • Lab SGS 24H por dia / 365 dias por ano para a gestão de situações de crise alimentar
  • Programa Hygiene Monitored
  • HACCP para a Restauração
  • Tecnologia remota: Inspeções com relatórios online emitidos na hora
  • Formação especializada na área alimentar realizada pela SGS Academy

CERTIFICAÇÃO DE MÁSCARAS PARA USO SOCIAL

No quadro geral das orientações em matéria de prevenção do risco de exposição e como medida complementar para limitar a transmissão de SARS-CoV-2, considerou-se ser relevante a utilização de máscaras pela comunidade.

É de interesse público que existam mecanismos claros de avaliação da conformidade dos produtos e deste modo permitir que os consumidores possam ter acesso a informação essencial na sua decisão de aquisição e utilização. Para garantir que a produção nacional seja reconhecida quer ao nível do nosso mercado quer nos mercados de exportação, tornou-se relevante definir um esquema de certificação para as máscaras para uso social, reutilizáveis ou descartáveis.

Através de uma equipa de avaliadores competentes, a SGS realiza a certificação do produto máscaras para uso social, reutilizáveis e descartáveis, tendo por base os requisitos estabelecidos na DNP CWA 17553:2020 complementados dos requisitos que constam na DNP TS 4575:2020 e respetiva legislação aplicável. 

A certificação das máscaras para uso social fornece confiança e valor suficiente para que os produtores possam comercializar eficazmente os produtos, criando valor acrescentado e sustentabilidade do negócio.

SOBRE NÓS

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Somos reconhecidos como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 89.000 funcionários, operamos numa rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal