O que procura?

Projetos Cofinanciados UE

A SGS assume o compromisso de comunicar e envolver os agentes económicos externos e internos num ecossistema de inovação, que resulte em vantagens competitivas sustentáveis. No sentido de estimular uma cultura de inovação, com impacto prático no negócio e, acima de tudo, nas pessoas, a SGS é parte de projetos cofinanciados pela UE que exponenciem os objetivos referidos.


Projetos em curso

Embalagem do Futuro

A Agenda Verde para a Inovação Empresarial “Embalagem do Futuro®“ visa investigar, desenvolver, produzir e comercializar à escala global soluções de embalagens mais ecológicas, digitais e inclusivas contribuindo para a especialização do perfil produtivo das empresas que atuam no setor das embalagens.

Consultar Ficha de Projeto >>

Test Bed Collaborative Productization Network

O projeto oferece às empresas dos setores agroalimentar, mar e pescas, ambiente e sustentabilidade, recursos naturais e economia circular, as condições necessárias para o desenvolvimento e teste de novos produtos/serviços por forma a acelerar a sua produtização, industrialização e comercialização. Através da disponibilização de infraestruturas, capacidade tecnológica e recursos humanos altamente especializados, a Test Bed irá criar as condições necessárias às empresas aderentes para o desenvolvimento de produtos.

Consultar Ficha de Projeto >>

BAMBOO - Biodiversity and trade: mitigating the impacts of non-food biomass global supply chains

Este projeto tem como objetivo desenvolver modelos para quantificar os impactos na biodiversidade ao longo das cadeias de abastecimento, utilizando quatro indicadores: riqueza de espécies, abundância média de espécies, diversidade funcional e serviços ecossistémicos. A SGS Portugal vai realizar dois casos de estudo com grandes retalhistas a nível mundial - nomeadamente IKEA e Zalando - que vão permitir a testagem, divulgação e implementação dos métodos desenvolvidos no BAMBOO. Seremos, portanto, um dos primeiros parceiros a validar a integração destes novos modelos (e software) com dados e informação das cadeias de abastecimento destas empresas.

Consultar Ficha de Projeto >>

eLITHE - Electrification of ceramic industries high temperature heating equipment

O eLITHE tem em vista o desenvolvimento, implementação e demonstração de novos sistemas de aquecimento eletrificados para processos que requerem altas temperaturas (> 1000 ºC) no setor das indústrias cerâmicas (fusão, calcinação e queima), bem como assegurar uma maior flexibilidade do sistema, para fazer face à utilização de energias renováveis. O objetivo deste projeto é reduzir a dependência de processos convencionais baseados em combustíveis fósseis e obter processos de aquecimento totalmente descarbonizados. Para além de intervir noutras tarefas como participante, a SGS Portugal irá coordenar a tarefa relacionada com requisitos de saúde e segurança do processo de eletrificação desenvolvido (gap analysis – definição de requisitos – implementação).

Consultar Ficha de Projeto >>

Projetos fechados

Bioma

Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar, pretende investigar e desenvolver soluções tecnológicas e biotecnológicas para potenciar a bioeconomia, a digitalização da indústria e a diminuição do desperdiço alimentar.

O projeto reúne um consórcio alargado de 24 entidades de referência nacional, com posicionamento global, inseridas na cadeia de valor agroalimentar e das TIC, tendo como objetivo investigar e desenvolver soluções inovadoras para a Sustentabilidade, Combate ao Desperdício, Valorização de Resíduos e Rastreabilidade.

Consultar Ficha de Projeto >>

SmartFarm

Soluções inteligentes para uma agricultura sustentável, preditiva e autónoma pretende conceber e desenvolver soluções inovadoras e acessíveis, tendo por base tecnologias de base da indústria 4.0 (IoT, IA, Big Data, sistemas ciber físicos, robots autónomos) para a aplicação ao setor agrícola, principalmente horti-, fruti- e viticultura, bem como dinamizar práticas de agricultura sustentável, preditiva, autónoma e geradoras de elevado valor acrescentado, para valorizar a indústria agroalimentar da Região Oeste, nacional e internacional.

Para o efeito, o projeto reúne um consórcio alargado de 17 entidades empresariais e entidades do SI&I, de referência nacional, com posicionamento global, inseridas na cadeia de valor agroalimentar e das TIC, capazes de assegurar de forma correta e eficaz a execução dos objetivos do projeto, incluindo os objetivos de natureza técnico científica e os objetivos de caráter económico/comercial.

Consultar Ficha de Projeto >>

Invisível

Desenvolvimento e impacto clínico de um novo teste rápido para determinação de “assinatura serológica” de SARS-CoV-2 com tecnologia de “smartphone” pretende desenvolver uma prova de conceito num Hospital do SNS para uma solução tecnológica fiável que permita o diagnóstico rápido da infeção SARS-CoV-2, através de sangue colhido por picada de dedo, com interface digital de leitura automática a partir de um smartphone, combinando-se rapidez, baixo custo, especificidade e sensibilidade necessárias para a utilização global em termos clínicos e epidemiológicos.

O consórcio é liderado pelo Hospital Lusíadas – Parceria Cascais, S.A., onde será realizada a Prova de Conceito, num trabalho devidamente articulado com os consortes Positive Benefits, Lda. e SGS Portugal, S.A., capaz de assegurar de forma correta e eficaz a execução dos objetivos do projeto, incluindo os objetivos de natureza técnico científica.

Consultar Ficha de Projeto >>

Cov2Air

Correlation assessment between SARS-CoV-2 virus and interior air quality parameters to implemente mitigation strategies visa desenvolver uma metodologia de amostragem de SARS-CoV-2 em bioaerossóis, que estudará diferentes técnicas de amostragem e diferentes métodos de análise, para assim contribuir cientificamente para a elaboração de um standard que permita que todos os estudos sobre a transmissão aérea usem a mesma metodologia, previamente validada.

Consultar Ficha de Projeto >>

Sobre a SGS

Somos a SGS – a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Os nossos 99.600 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, trabalhando em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.