O que procura?

Resultados da SGS em 2020

22 Feb 2021
City Lights 344px

FORTE DESEMPENHO EM 2020 CONFIRMA A EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DO GRUPO

FORTE DESEMPENHO EM 2020 CONFIRMA A EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA DO GRUPO

“Tenho orgulho no dinamismo e na agilidade demonstrada pelos nossos colaboradores num ano difícil. O trabalho árduo, compromisso e empreendedorismo no apoio aos nossos clientes resultaram num forte desempenho operacional da SGS em 2020, reforçando a nossa posição de liderança na indústria das TIC.
Demos passos estratégicos significativos em 2020, tanto através da aquisição da SYNLAB Analytics & Services (A&S) como pelo lançamento da próxima fase do nosso planeamento. O forte desempenho operacional agregado a este importante passo confirma a nossa evolução estratégica, que alinha ainda mais a SGS com as principais ‘megatendências’ de TIC ”, afirma Frankie Ng, CEO da SGS.

FORTE DESEMPENHO FINANCEIRO

A Receita Total atingiu os CHF 5,6 mil milhões, queda de 15,1% (queda de 8,8% em moeda constante*), principalmente impulsionada pela venda da Petroleum Service Corporation (PSC) em 2019. A Receita Orgânica* diminuiu 6,5% impactada pela pandemia. No segundo semestre de 2020 houve uma ligeira melhoria devido ao retorno do crescimento em dezembro.

A Receita Operacional diminuiu passando de CHF 1082 milhões no ano anterior para CHF 795 milhões em 2020, principalmente impulsionada pelo ganho excecional de CHF 268 milhões na venda da empresa Petroleum Service Corporation (PSC) em 2019 e o impacto da pandemia COVID-19 em 2020.

O Resultado Operacional Ajustado* diminuiu de CHF 1063 milhões no ano anterior para CHF 900 milhões, uma queda de 15,3% (uma queda de 8% em moeda constante*).

A Margem do Resultado Operacional Ajustado* de 16,1%, uma taxa histórica, permaneceu estável em 2020, mas aumentou 0,2% em moeda constante*. Esta melhoria foi impulsionada pelo programa de otimização de custos estruturais implementado no segundo semestre de 2019, recolha de fundos (resultando numa menor possibilidade de perdas de crédito) e medidas adicionais tomadas em 2020 devido à pandemia.

O Lucro Atribuível aos Detentores de Ações diminuiu de CHF 660 milhões em 2019 para CHF 480 milhões em 2020, uma redução de 27,3% em relação ao ano anterior.

O Lucro Base por Ação diminuiu passando de CHF 87,45 no ano anterior para CHF 64,05, uma redução de 26,7%.

O Fluxo de Caixa Livre (FCF)* aumentou significativamente passando de CHF 673 milhões no ano anterior para CHF 758 milhões em 2020, um aumento de 12,6%, impulsionado pela forte gestão do fundo de maneio.

O Conselho de Administração tem o prazer de propor um dividendo de CHF 80 por ação, para manter a estabilidade.

MARCOS ESTRATÉGICOS SIGNIFICATIVOS ALCANÇADOS EM 2020

Implementámos a próxima etapa da nossa evolução estratégica com o objetivo de possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado para os colaboradores, clientes, acionistas e para sociedade. A nossa estrutura operacional foi simplificada, existindo agora seis novas áreas de negócio, compostas por quatro divisões - Connectivity & Products, Health & Nutrition, Industries & Environment e Natural Resources - e duas unidades estratégicas transversais à organização - Knowledge e Digital & Innovation. Esta alteração vai melhorar a nossa forma de abordarmos o mercado e aumentar a cooperação e agilidade da nossa rede global.

A aquisição da SYNLAB Analytics & Services (A&S) alinha ainda mais a SGS com as megatendências das TIC nas áreas da Saúde, Nutrição e Meio Ambiente e reforça a nossa posição no mercado Europeu. Também adiciona uma gama de serviços complexos e acelera a adoção do nosso modelo hub-spoke, permitindo uma maior oportunidade de automatização e digitalização e gerando fortes sinergias operacionais.

Ao longo de 2020, a SGS desenvolveu com sucesso as Next Normal Solutions e potenciou as soluções de facilitação remota para servir melhor os nossos clientes e a sociedade com serviços de maior valor acrescentado. Para melhorar a visibilidade da cadeia de abastecimento, reforçámos as nossas capacidades técnicas líderes de mercado e adaptámos os nossos modelos de fornecimento de serviços utilizando as nossas ferramentas digitais e tecnologia baseada em sensores. Inspeções remotas, auditorias, consultoria e outras soluções digitais ganharam tração e aceitação do cliente em 2020.

A inovação adicional do nosso portfólio de serviços incluiu o fornecimento de vacinas pela nossa rede global da área de negócio Life Sciences, realizando testes a vacinas COVID-19 e a novas e inovadoras terapias para vários clientes globais. Continuamos a ser líderes de mercado de TIC para testes e inspeção de EPI’s. Adicionalmente, assistimos a um grande progresso nas assinaturas de contratos para os nossos serviços de TIC para desinfeção e recuperação de negócios.

Definimos a nossa ambição de sustentabilidade para 2030, que engloba uma abordagem holística e global da sustentabilidade, tanto ao nível de como nos comportamos como empresa, como no valor que oferecemos aos nossos clientes através dos nossos serviços. Vamos lançar o nosso plano de sustentabilidade para 2030 no segundo trimestre de 2021.

DISCIPLINA FINANCEIRA E INVESTIMENTO CONTÍNUO EM ÁREAS DE PRIORIDADE ESTRATÉGICA

Continuamos a investir em mercados com elevado potencial de crescimento, reforçando as nossas iniciativas de preços, controlo dos custos e gestão do fundo de maneio, assim como refinanciamos com sucesso parte da nossa dívida num ano desafiante.

  • Emitimos com sucesso dois títulos no valor total de 500 milhões de francos suiços.
  • Alcançámos mais de 83 milhões em economia de custos estruturais, juntamente com forte gestão de custos e gestão de desempenho orientada para a criação de valor acrescentado para a economia.
  • Apoiados pela nossa estratégia de alocação de capital focada, continuamos a investir muito nas nossas áreas de prioridade estratégica, incluindo wireless, 5G, semicondutores, teste em alimentos e investimento em sistemas de TI para continuar a impulsionar aumentos de produtividade.

Faça download do relatório completo (PDF) >>
Faça download do suplemento de medidas alternativas de desempenho (PDF) >>
Saiba mais >>

*Medida de uniformização da divulgação de resultados - consulte o documento completo de 2020

SOBRE NÓS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. A SGS é reconhecida como referência global em qualidade e integridade. Com mais de 89.000 colaboradores, a SGS conta com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo. Estamos constantemente a olhar para além das expectativas dos nossos clientes e da sociedade em geral, com o objetivo de fornecer serviços líderes de mercado onde quer que sejam necessários. Trabalhamos juntos por um mundo melhor e mais seguro.

 
FOOD FRAUD (4h)
FOOD FRAUD (4h)

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal