O que procura?

A SGS apoia a iniciativa "Famílias Seguras – Cuidar de Quem Cuida"

31 Mar 2021
2021_03_Famlias SegurasPG_site

A iniciativa Famílias Seguras – Cuidar de Quem Cuida consiste num programa de rastreio gratuito à COVID-19 para Cuidadores informais, Pessoas Cuidadas, e familiares em convivência direta. É uma iniciativa do Centro de Testes de Ciências (CTC), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), em parceria com a Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI).

O Cuidador é um prestador de cuidados essencial para a saúde, bem-estar e vida digna do doente. Desta forma, o contágio do Cuidador pode colocar em perigo não só a sua saúde e bem-estar, mas também o da Pessoa Cuidada, que muitas vezes pertence a grupos de risco para a COVID-19 com pior prognóstico da doença.

Ao contrário do que acontece em escolas, lares, centros de saúde, unidades hospitalares e da rede nacional de cuidados continuados, não existem planos de vigilância e contingência específicos para esta população.

O rastreio será feito através de testes em amostras de saliva, colhidas em casa pelos próprios participantes e enviadas através de transportadora/correio para testagem no Centro de Testes de Ciências. As amostras serão analisadas por testes moleculares PCR , de acordo com as normas da DGS, sendo que os casos que se registem positivos, serão também notificados às autoridades de saúde competentes.

A testagem por saliva oferece várias vantagens em relação ao exsudados de naso ou orofaringe colhidos por zaragatoa. A colheita de saliva é um procedimento simples, minimamente invasivo e seguro. Como não requer um técnico de saúde especializado, ou a deslocação a um centro de testagem, reduz o risco de transmissão, a utilização de equipamento de proteção pessoal e os custos.

A primeira fase do programa começou no final de Novembro de 2020, com a inscrição e seleção de 70 famílias, privilegiando-se as que moram fora dos grandes centros urbanos e inicia este mês com testes semanais gratuitos que decorrem até julho de 2021.

Esta iniciativa tem a honra de contar com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, assim como o apoio de várias entidades do tecido empresarial português, nomeadamente a Bial, Delta Cafés, DPD, Maxdata, Missão Continente, Novartis e SGS Portugal. Conta ainda com a preciosa colaboração de entidades sociais que prestam apoio a Cuidadores Informais e suas famílias, nomeadamente o Centro Social Paroquial de Requião com o projeto Cuidar Maior (Vila Nova de Famalicão), a TAIPAS com o projeto Cui(dar)+ (Odemira), e Centro de Apoio ao Cuidador Informal (CACIL) da Santa Casa da Misericórdia de Lousada.

Veja a reportagem da SIC - aqui >>

Programa Famílias Seguras em números:

  • 70 famílias de Cuidadores Informais;
  • Cerca de 220 pessoas;
  • Cerca de 4.000 testes de saliva;
  • Testes semanais gratuitos durante 4 meses (março a julho 2021)
  • Famílias residentes em vários pontos do país, incluindo Lousada, Odemira, Cascais, Vila Nova de Gaia, Amadora, Vila Nova de Foz Côa, Portimão, Sintra, Grândola, Vila Nova de Famalicão. 

Centro de Testes de Ciências ULisboa (CTC)

Em funcionamento desde maio de 2020, o Centro de Testes de Ciências ULisboa (CTC) é uma infraestrutura de referência dedicada à gestão de risco biológico, sedeada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa). Desde a primeira hora que o CT Ciências ULisboa se associou aos esforços nacionais na luta contra a pandemia, através de diagnóstico e rastreio do SARS-CoV-2. O CTC possui um elevado nível de certificação, incluindo licenciamento pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) (licença: E148348) e certificação pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Pertence à Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico Laboratorial da COVID-19 e dispõe de um sistema de contenção biológica de nível 3, recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Utiliza tecnologia de referência para gestão de informação clínica (Clinidata®), certificada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o que garante a comunicação de informação laboratorial em tempo real com a Direção-Geral da Saúde. Entre os projetos liderados ou integrados pela Ciências ULisboa no âmbito da COVID-19, destacam-se: FIGHT COVID, SAFEWAY, Clinidata PREDIKT, COVIDETECT, PROGRAMA FAMÍLIAS SEGURAS, CoVLight, COV2AIR, SAFESUR e SUPERSPREADERS.

Panóplia de Heróis - Associação Nacional de Cuidadores Informais

A associação Panóplia de Heróis – Associação Nacional de Cuidadores Informais (PH-ANCI) defende os interesses dos Cuidadores Informais e a atividade democrática para a definição e aplicação de políticas públicas, nomeadamente o Estatuto de Cuidador Informal, tendo, junto dos decisores políticos, reivindicado a luta pela dignidade dos cuidadores informais para que o estatuto seja uma realidade, visando o diálogo, a colaboração e luta por uma sociedade justa e solidária.

SOBRE NÓS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. A SGS é reconhecida como referência global em qualidade e integridade. Com mais de 89.000 colaboradores, a SGS conta com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo. Estamos constantemente a olhar para além das expectativas dos nossos clientes e da sociedade em geral, com o objetivo de fornecer serviços líderes de mercado onde quer que sejam necessários. Trabalhamos juntos por um mundo melhor e mais seguro.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal