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O mercado de produtos elétricos e eletrónicos (EE) está a mudar. Os consumidores estão atualmente melhor informados e têm maiores expectativas. Como é que os fabricantes se podem diferenciar neste mercado competitivo?

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O DESAFIO

Produtos elétricos e eletrónicos (EE) fazem parte da vida de muitas pessoas. Deixaram de ser uma mais valia e passaram a ser a forma como nós interagimos com o mundo. Esta tendência para um estilo de vida mais interligado já tinha começado antes da pandemia, mas a necessidade de se comunicar durante as quarentenas acelerou este processo. Muitos consumidores, que antes tinham dificuldade a utilizar estas tecnologias, tiveram de as adotar por necessidade.1

Ao mesmo tempo, o mercado de produtos de EE também está a mudar. A transição das lojas de físicas para lojas online que já estava a decorrer, foi novamente acelerada pela pandemia. Isto facilitou a entrada de novos fabricantes e fornecedores de todo o mundo no mercado, aumentando as opções dos consumidores.

Esta revolução online também aumentou o poder dos consumidores, ao dar-lhes acesso a mais informações sobre os produtos e tornando-os compradores mais experientes. Um estudo da Google / Ipsos de 2019 descobriu que 83% dos compradores dos EUA pesquisaram os seus produtos online antes de fazerem uma compra. Isto também acontecia quando optavam por comprar o produto numa loja fisica.2  Outro estudo descobriu que 89% dos consumidores agora olham para as reviews antes de fazerem uma compra.3  É provável que esta transição das lojas físicas para online se intensifique depois da pandemia visto que muitas lojas físicas vão falir.

O poder de escolha passou do fabricante para o consumidor. O desafio para os fabricantes é encontrar uma maneira eficaz de diferenciar os seus produtos num mercado complexo e lotado. Já não é suficiente apenas entregar produtos seguros, de alto desempenho e em conformidade com as regulamentações. Os consumidores agora querem evidências de que um produto foi devidamente avaliado antes de fazerem uma compra. Afinal, só é de confiança porque foi testado.

O QUE É O DESEMPENHO?

A primeira pergunta que um consumidor faz antes de comprar um produto novo é se o produto vai executar a tarefa que o consumidor precisa que ele realize.

Quando um fabricante considera o desempenho, precisa de perceber que vai para além de simplesmente entregar um produto de alta qualidade. Se um consumidor acha que um produto é difícil de manusear ou não consegue entender como utilizá-lo corretamente, então no ponto de vista do consumidor o produto falhou o seu propósito. Numa compra online, isto vai resultar numa review negativa que pode afetar negativamente as decisões de potenciais clientes no futuro.

Do ponto de vista do cliente, o desempenho abrange:

  • Manuseamento
  • Durabilidade
  • Funcionalidade
  • Mão-de-obra
  • Instruções

Os fabricantes precisam de perceber os requisitos do consumidor e incentivar um programa de avaliação que corresponda a essas exigências. Para satisfazer o consumidor, este processo de avaliação deve ser:

  • Robusto - a metodologia deve ter integridade e ser desenvolvida com a compreensão das necessidades do consumidor
  • Independente - a imparcialidade vai permitir que façam julgamentos com valor adequado

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