O que procura?

Ganhar a confiança nos produtos cosméticos através da imagem digital

12 May 2021
2021_Q1 Digital imaging

Os consumidores pretendem cosméticos de qualidade, seguros e eficazes. Como é que os fabricantes podem demonstrar esta eficácia e, dessa forma, obter a confiança nos seus produtos de cosmética?

Os produtos para a pele são um mercado competitivo e em crescimento. Em 2025, prevê-se que o setor vai valer 189,3 mil milhões de dólares.1 A confiança é o fator-chave para a marca fidelizar os consumidores. Ao escolher um produto novo, o consumidor quer ter a certeza de que o mesmo é seguro, cumpre as regulamentações do mercado e que vai cumprir com o que é prometido pelo fabricante.

O QUE É EFICÁCIA?

Os fabricantes fazem uma ampla variedade de afirmações sobre os seus produtos cosméticos e de cuidados pessoais. Muitas dessas alegações estão relacionadas com o desejo do consumidor ter uma pele mais lisa, hidratada e jovem. Não é incomum ver afirmações como "confere uma aparência de pele mais jovem", "anti-envelhecimento", "anti-rugas" ou "reduzindo os sinais visíveis de envelhecimento".2

Para ter sucesso no mercado, os fabricantes precisam de fazer mais do que simplesmente fazerem essas afirmações. Os consumidores de hoje estão melhor informados do que nunca. Muitos vão pesquisar online os diferentes produtos disponíveis no mercado e quais os que se adequam melhor às suas necessidades antes de fazerem a sua compra final. Ao mesmo tempo, as lojas de retalho online estão a dar acesso a uma gama muito maior de produtos.

Como grande parte dessa interação é realizada online, o consumidor está apenas a um clique de ser capaz de verificar a validade das alegações feitas sobre o produto que está a considerar adquirir. Se um concorrente puder demonstrar claramente que o seu produto é eficaz e que foi validado por uma entidade independente, é mais provável que o consumidor compre aquele produto.

IMAGEM DIGITAL

Costuma-se dizer que compramos com os olhos e que as imagens valem mais do que mil palavras. Se os consumidores puderem ver, com os seus próprios olhos, evidências visuais desse desempenho, eles terão maior probabilidade de fazerem a compra porque terão confiança no produto e poderão imaginar como ele funcionaria na sua pele.

Imagens digitais de alta resolução "antes e depois" tornaram-se uma forma bem aceite de demonstrar os benefícios de usar um produto para a pele. Tiradas durante os testes clínicos, elas podem ser usadas em publicidade para demonstrar a capacidade que o produto tem de melhorar a aparência das características faciais, como rugas e manchas castanhas.

A imagem digital também pode ser usada para quantificar os níveis de melhoria. Usando software de análise de última geração, as imagens "antes e depois" podem ser analisadas para quantificar o nível de melhoria obtido através do uso do produto.

SOLUÇÃO SGS

A SGS oferece uma ampla gama de serviços para ajudar os fabricantes de cosméticos a demonstrar a eficácia dos seus produtos. Os testes clínicos utilizam a tecnologia mais recente, incluindo imagem digital de alta resolução e software de análise, para mostrar e quantificar as melhorias que estão a ser alcançadas com o uso de determinado produto.

A imagem digital é usada para fundamentar alegações relacionadas à hidratação, juventude (linhas, rugas, etc.), homogeneidade, anti-olheiras, poluição, cor e textura da pele. Adicionalmente, também estamos a usar a tecnologia para demonstrar as melhorias relacionadas com a celulite, pele seca e irritada, crescimento de pelos e pele danificada pelo sol nas áreas do pescoço e decote.

A SGS fornece aos fabricantes e marcas uma solução completa para verificar as alegações de eficácia. Os consumidores podem confiar que um produto cosmético testado pela SGS estará em conformidade com as suas alegações. Afinal, só é de confiança porque foi testado.

Saiba mais sobre os serviços de teste de eficácia para cuidados com a pele da SGS.

1 Size of the global skin care market from 2012 to 2025 (in billion U.S. dollars) 
Cosmetics & Personal Care Product Safety & Efficacy Testing

SOBRE NÓS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. A SGS é reconhecida como referência global em qualidade e integridade. Com mais de 89.000 colaboradores, a SGS conta com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo. Estamos constantemente a olhar para além das expectativas dos nossos clientes e da sociedade em geral, com o objetivo de fornecer serviços líderes de mercado onde quer que sejam necessários. Trabalhamos juntos por um mundo melhor e mais seguro.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal