Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

As máquinas de lavar a loiça são agora parte integrante da vida de muitas pessoas. Embora tenham o objetivo de facilitar as nossas vidas, isso só é possível se os detergentes que usamos forem eficazes na remoção de alimentos difíceis.

2021_Q1 Dishwasher

Máquinas de lavar a loiça automáticas são populares há muito tempo na Europa e na América do Norte, mas o setor está a ter um crescimento considerável na Índia e na China.1 A pandemia COVID-19 em 2020 acelerou esta tendência, com relatórios de todo o mundo a demonstrar o desejo de maior conveniência durante os confinamentos.2 Em 2027, prevê-se que o mercado mundial vá valer 6,1 mil milhões de dólares.3

DETERGENTES PARA LAVAR LOIÇA

Para limpar com eficiência os utensílios da cozinha, uma máquina de lavar a loiça automática deve ser usada em combinação com um detergente eficaz. Globalmente, taxas de crescimento semelhantes estão a ser observadas no mercado de detergentes para máquinas de lavar loiça, assim como no mercado de máquinas de lavar a loiça automáticas. Em 2019, estimou-se que o mercado valia 18 mil milhões de dólares, mas, em 2025, prevê-se que tenha subido para 22,4 mi milhões de dólares.4

O mercado de detergentes para máquinas de lavar a loiça está sempre em mudança, mas os fabricantes só conseguem fidelizar o cliente se puderem provar que a sua marca é eficaz na limpeza de talheres e pratos.

Basicamente, um detergente para máquinas de lavar loiça deve realizar quatro tarefas:

  • Retirar resíduos de alimentos dos talheres e pratos
  • Dispersar resíduos na solução de lavagem
  • Dureza de água residual e íons de dureza complexos de resíduos de alimentos
  • Tratar dos pratos, copos e talheres com cuidado para evitar danos

Para alcançar estes resultados, um detergente conterá cinco ingredientes básicos:

  • Portadores de alcalinidade
  • Agentes complexantes
  • Componentes de branqueamento
  • Bioagentes (enzimas)
  • Surfactantes

TESTE DE PERFORMANCE

Os consumidores só vão ter confiança numa marca e, portanto, voltarão a comprar os seus produtos, se o detergente que compraram tiver o desempenho anunciado. Para os fabricantes, isso significa que o desempenho deve ser testado. Uma vez que os consumidores não usam máquinas de lavar a loiça em condições de laboratório, os testes que os fabricantes usam devem replicar com precisão o uso na vida real.

Na vida real, as máquinas de lavar a loiça automáticas e os detergentes deverão limpar uma ampla variedade de resíduos de alimentos, incluindo misturas de diferentes ingredientes (gorduras, óleos, queijo, arroz, batata, molhos, ervas, etc.). Também podem ser preparados de várias maneiras - fritos numa frigideira, assados numa caçarola ou fervidos em água. O fabricante também não deve esquecer os alimentos de conveniência que podem conter ingredientes diferentes para mantê-los comestíveis durante o transporte e armazenamento. Cada alimento, a combinação de ingredientes e a forma como são preparados, deixam um tipo diferente de resíduo que o detergente deve ser capaz de limpar.

O QUE TESTAR?

Uma rápida pesquisa online mostra que um dos principais problemas alimentares dos cozinheiros domésticos são os ovos. Muitos fóruns têm tópicos que cobrem o cheiro desagradável de ovo que uma panela contaminada passa para todas as outras peças na máquina de lavar loiça.6 Na verdade, o problema do cheiro pode ser uma mudança química provocada pelo cozimento excessivo do ovo numa máquina de lavar a loiça automática.7 Os detergentes para máquinas de lavar a loiça devem, portanto, ser capazes de remover resíduos de ovos sem contaminar outros utensílios. Este é um alimento importante a ser considerado porque, num estudo recente no Reino Unido, 100% dos entrevistados usaram ovos pelo menos uma vez por mês e mais de 75% usaram-nos mais de uma vez por semana.

Outro alimento problemático é a carne picada. O mesmo estudo descobriu que 90% dos entrevistados usavam carne picada mais de uma vez por mês. Isto é preparado de várias maneiras e geralmente com ingredientes, incluindo batata, queijo e óleo / manteiga.

Quando os entrevistados foram questionados sobre o seu detergente e a sua capacidade de limpar esses alimentos, 70% relataram que o seu detergente era incapaz de limpar o ovo de uma panela ou frigideira após cozinharem ovos mexidos. Também se detetou uma grande dificuldade a retirar a carne picada de pratos de forno, utensílios de cozinha e pratos.

Para criar um teste significativo para detergentes para máquinas de lavar loiça, faz sentido usar ovos mexidos e carne picada como sujidades padronizadas. Como a carne picada costuma ser preparada com batata, queijo e óleo / manteiga, é válido usar uma receita que replique um prato com esses ingredientes, como um gratinado.

No entanto, o simples uso de uma receita aleatória para esses pratos, não vai dar aos fabricantes uma compreensão clara do desempenho do seu detergente. Para que os resultados sejam significativos, os resíduos utilizados nos testes devem ser padronizados, simples de aplicar, discriminativos, relevantes para o consumidor e reproduzíveis onde quer que sejam aplicados.

SOLUÇÃO SGS

Em resposta ao feedback dos consumidores e às necessidades da indústria, a SGS desenvolveu novos resíduos que reproduzem ovos mexidos e carne picada gratinada. Após avaliações exaustivas, os resíduos mostraram-se fáceis de preparar, relevantes para o uso no mundo real e fornecem resultados mais discriminativos do que os solos atuais.

Os testes de desempenho utilizando os novos resíduos que simulam ovos mexidos e gratinados estão a proporcionar aos fabricantes de detergentes para máquinas de lavar a loiça maior consistência nos seus resultados. Isto está a permitir que desenvolvam detergentes melhores que aumentem a confiança do cliente e, portanto, permite que o fabricante aumente a sua quota de mercado. Afinal, um produto só é de confiança porque foi testado.

Saiba mais sobre os serviços de teste de detergentes da SGS.

1 Global Dishwasher Market Report 2021-2027: Product, Application, Distribution Channels, Regions, & Company Analysis 
2 Lockdown spurs high demand for dishwashers & Pandemic Amplifies Desire for Cleaning, Drying, and Convenience in the Kitchen, Study Finds & Laundry use down and dishwashing up in lockdown, research reveals 
3 Global Dishwasher Market Report 2021-2027: Product, Application, Distribution Channels, Regions, & Company Analysis 
4 Dishwashing liquid market value worldwide from 2017 to 2025 (in million U.S. dollars)
5 Methods for ascertaining the cleaning Performance of dishwasher detergents (part A) 
6 Normal for a dishwasher to stink every time there's items with egg? & Egg In Dishwasher Issue 
7 When You Overcook Eggs, You Turn Them Into Chemical Weapons 

 

SOBRE NÓS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. A SGS é reconhecida como referência global em qualidade e integridade. Com mais de 89.000 colaboradores, a SGS conta com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo. Estamos constantemente a olhar para além das expectativas dos nossos clientes e da sociedade em geral, com o objetivo de fornecer serviços líderes de mercado onde quer que sejam necessários. Trabalhamos juntos por um mundo melhor e mais seguro.