Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A elaboração de uma Avaliação do Ciclo de Vida (LCA — Life Cicle Assessment) é cada vez mais importante na cadeia de abastecimento têxtil. Marcas, clientes e consumidores querem saber todos os detalhes sobre o desempenho ambiental dos seus artigos e as empresas estão ativamente empenhadas em tornar os seus produtos sustentáveis e circulares.

certificação ambiental indústria têxtil

Através da LCA é determinado o impacto ambiental dos artigos têxteis ao longo de toda a sua vida útil, permitindo-nos saber exatamente quais os impactos ambientais que ocorrem em cada momento específico da cadeia de produção, seja na fase de extração da matéria-prima, tecelagem, tinturaria, confeção, transporte, até à fase de resíduos. O consumo de energia, materiais e as emissões são inventariados em todas as fases: extração da matéria-prima, produção, transporte, manutenção e reciclagem.

A publicação do resultado da LCA, como Declaração Ambiental do Produto, é uma mais-valia para a empresa têxtil, pois representa uma base para uma comunicação transparente ao mercado sobre a pegada de carbono dos seus produtos.

A LCA é elaborada com base nas normas ISO 14040 — Princípios e estrutura da LCA — e ISO 14044 — Requisitos e diretrizes para as normas LCA. Para além disso, ao definir a pegada de carbono de um produto, é também tida como base a norma ISO 14067 — Gases de efeito estufa, pegada de carbono de produtos, requisitos e diretrizes para quantificação.

A elaboração de uma LCA é dividida em quatro etapas: definição do objetivo e âmbito, análise de inventário, avaliação de impacto e interpretação.

Na primeira etapa é determinada a finalidade e âmbito do processo LCA e identificação da unidade funcional, ou de produto — é a unidade de medida em que serão incididos os cálculos de impacto ambiental a comparar com produto semelhante, por exemplo, a comparação de uma camisa de fibra reciclada e uma camisa de algodão convencional. Na segunda fase, é realizado um inventário dos dados necessários, incluindo matérias-primas utilizadas, energia, água e distâncias de transporte, em colaboração com os produtores / fabricantes e fornecedores intervenientes no processo. Na fase de avaliação de impacto, os dados recolhidos são inseridos no software LCA e convertidos em impactos ambientais. Por fim, na fase quatro, os resultados obtidos nas fases anteriores são interpretados e verificados. São determinados quais os processos dominantes e quais as fases e processos com maior efeito no impacto ambiental durante todo o ciclo de vida.

A SGS Portugal disponibiliza uma solução one-stop-shop, para apoiar marcas, clientes e produtores têxteis a garantir que os seus produtos serão sustentáveis e circulares, com aconselhamento em termos de empreendedorismo e produção sustentável. Os serviços LCA da SGS incluem preparação da Avaliação do Ciclo de Vida, comparação com produtos semelhantes, elaboração da Declaração Ambiental do Produto, cálculo da pegada circular do produto, otimização de reutilização e reciclagem, e, por fim, inovação de produto e processo. 

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 89.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.