O que procura?

Novo Projeto de Investigação e Desenvolvimento para Serviços de Inovação orientados para os dados - DataCoLAB - liderado pela SGS

14 Jul 2021

O Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados - DataCoLAB - com sede em Viana do Castelo, será constituído formalmente no próximo dia 16 de julho, pelas 15h15, numa sessão que contará com a presença das restantes entidades associadas neste consórcio.

O DataCoLAB, reconhecido como Laboratório Colaborativo pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) por um período de cinco anos, renovável, após um processo de avaliação por um painel de peritos internacionais, é composto por 8 entidades, sendo liderado pelo Grupo Multinacional SGS (empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação) e copromovido pelas empresas FI Group (especialistas na Gestão de Inovação) e Smartwatt (especialistas em inteligência artificial, engenharia e sistemas de monitorização para otimização dos recursos energéticos). Em representação do mundo científico, esta estrutura conta com a presença do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa. A Câmara Municipal de Viana do Castelo é parceira desta dinâmica, detendo um papel primordial para que, este tipo de iniciativas, possam acontecer na sub-região do Alto Minho. 

O DataCoLAB visa a promoção e o exercício de iniciativas e atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) orientadas para a criação de um ecossistema de inovação intersectorial, com stakeholders multidisciplinares, que irá utilizar dados para redefinir a forma como produzimos, consumimos e vivemos, desde a geração e estandardização de dados até à análise dos dados e desenvolvimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão, garantindo a integridade e segurança dos dados ao longo de toda a cadeia de valor. Este consórcio compreende as especificidades das diferentes cadeias de valor identificando, portanto, alguns espaços de dados para desenvolver serviços específicos e iniciativas de inovação. 

O DataCoLAB vai responder as necessidades concretas do mercado, alicerçando os seus desenvolvimentos nos desafios reais das distintas cadeias de valor. Para isso, desenvolverá conhecimentos específicos e tangíveis que serão transferidos para o mercado a fim de manter e aumentar a competitividade das empresas e também para aumentar a sensibilização para a necessidade de adaptar estas empresas à realidade emergente da inovação impulsionada pelos dados.

De destacar que a criação e promoção de Laboratórios Colaborativos, através do Programa Interface (Programa de Capacitação Tecnológica para a Indústria Portuguesa), tem tido como principal objetivo, criar - direta e indiretamente - emprego qualificado em Portugal em estreita associação com a valorização social e económica do conhecimento.

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 89.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal