O que procura?

Durabilidade da Roupa – Porque é importante?

09 Jul 2020

“Temos apenas um planeta Terra e, no entanto, em 2050 estaremos a consumir como se tivéssemos três.”1 Virginijus Sinkevičius, Comissário da União Europeia (UE) para o Meio Ambiente, Oceanos e Pesca, afirma um problema que todos nós enfrentamos. Resolver esse problema significa escolher opções mais sustentáveis, criando oportunidades para os fabricantes.

A 11 de dezembro de 2019, a presidente da UE, Ursula von der Leyen, delineou o Acordo Verde Europeu. A UE pretende fazer da Europa o primeiro continente neutro para o clima até 2050. Para ter sucesso neste objetivo, deve converter uma economia linear numa economia circular, onde os consumidores usam, reutilizam, reparam e reciclam, em vez de apenas usar e descartar.2

A 11 de março de 2020, a Comissão Europeia adotou o Plano de Ação de Economia Circular (CEAP). O plano concentra a atenção nos setores da indústria que utilizam mais recursos e que poderiam beneficiar mais do modelo económico circular.3 Os setores incluem eletrónica e TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), baterias e veículos, embalagens, plásticos, construção e têxteis.4

Alguns países também estão a aderir à iniciativa. A França apresentou recentemente a sua ‘Lei Anti-resíduos para uma Economia Circular’. Isso cria um novo desafio para as marcas, pois o objetivo é permitir que os clientes possam comparar o impacto ambiental das suas compras com outros itens semelhantes. Juntamente com as medidas para eliminar o uso de plásticos descartáveis, estão as medidas para combater o desperdício, a utilização única e a obsolescência planeada.

O objetivo de uma economia circular não se restringe à Europa, os mercados de todo o mundo estão a começar a despertar para a necessidade de uma maior sustentabilidade na indústria de vestuário e têxtil.

Resíduos na Indústria Têxtil

Quando um consumidor pensa em comprar uma peça de roupa nova, quer uma peça que o faça sentir e parecer bem. Também deve representar uma boa relação custo-benefício e isso significa produtos duradouros e de alta qualidade.

Na perspetiva do consumidor, durabilidade tem dois significados - físico e emocional. Durabilidade física significa produtos bons e bem feitos, feitos para durar. Uma peça de roupa com durabilidade emocional irá continuar a ser utilizada pelo consumidor porque tem uma associação forte e positiva. Portanto, roupas mal feitas e projetadas de maneira a que saiam de moda rapidamente podem ser consideradas não duradouras.

A escala do problema é enorme. Globalmente, estima-se que um consumidor em média descarta 31,75kg de roupa todos os anos. Isso equivale a 13 milhões de toneladas de resíduos têxteis, dos quais cerca de 95% podem ser reutilizados ou reciclados.6 Isso é mau para:

  • Meio ambiente - recursos desperdiçados, lixiviação de produtos químicos para o meio ambiente, entre outros;
  • Consumidores - substituem constantemente produtos que não os satisfazem;
  • Fabricantes e retalhistas - serão rotulados como marca de baixa qualidade se os seus produtos não durarem, o que pode levar ao boicote por parte dos consumidores.

Abordagem Holística para a Durabilidade

As exigências de uma economia neutra para o clima e / ou circular oferecem aos fabricantes têxteis uma oportunidade. O foco na durabilidade significa que podem continuar a aceder a mercados de maneira eficiente enquanto constroem a fidelidade à marca, porque estão concentrados em corresponder e exceder às expectativas dos consumidores.

Os fabricantes proativos estão a adotar uma abordagem holística, ao observar todos os aspetos da produção - desde o design e a seleção das matérias-primas até ao produto final. O design é a chave. De acordo com a instituição de caridade sustentável WRAP, 80% do impacto ambiental de uma peça de roupa é decidido durante a fase de design.7

Ter uma abordagem holística do problema significa focar numa variedade de fatores, incluindo:

  • Construção - desde a seleção das matérias-primas certas, o corte e ajuste certos, bem como o processo de fabricação;
  • Resistência a danos físicos - desgaste, borbotos, fios puxados, entre outros;
  • Resistência à cor - as tinturas certas devem ser escolhidas para resistir à descoloração;
  • Funcionalidade - um casaco de exterior continuará a repelir água ao longo da vida útil do produto?
  • Design adequado - os designers podem aumentar a longevidade ao criar roupas que podem ser ajustadas para se adaptarem à forma de um indivíduo8

Oportunidade

Governos e consumidores estão a perceber que algumas práticas modernas de fabricação não são sustentáveis. Roupas mais duradouras significam uma redução do impacto ambiental através de:

  • Menos necessidade de substituição de roupas;
  • Níveis de desperdício reduzidos;
  • Redução de recursos para fabricação;
  • Melhorar a capacidade de reutilização, atualização e reparação.

Para fabricantes e marcas, esta é uma oportunidade. Durabilidade significa conformidade regulamentar, mas também significa:

  • Preços mais altos - consumidores pagam mais por produtos de alta qualidade com maior durabilidade;
  • Custos mais baixos - envolvimento proativo significa que potenciais problemas são identificados e retificados numa fase anterior;
  • Fidelidade à marca - produtos duradouros têm menos tendência a fracassar, garantindo assim a fidelidade psicológica dos consumidores. Além disso, num mundo interligado, se um consumidor gosta de uma marca, é provável que fale sobre ela em sites de avaliação e nas redes sociais.

O impulso para uma economia circular pode ser visto como um obstáculo por alguns mas, na verdade, é uma oportunidade.

Solução SGS

A SGS desenvolveu um serviço abrangente de avaliação de durabilidade para ajudar os fabricantes a desenvolver roupas e têxteis com uma vida útil mais longa. Este serviço pode ser adaptado aos requisitos individuais do negócio e pode incluir protocolos de teste cobrindo materiais básicos, desempenho e longevidade. É proativo, aumenta as práticas recomendadas e ajuda os fabricantes a entregar produtos de valor agregado aos mercados em todo o mundo. Afinal, só é confiável porque foi testado.

Saiba mais sobre os serviços de Softlines and Accessories da SGS.


PARA MAIS INFORMAÇÕES POR FAVOR CONTACTAR:

Adriana Moura
Connectivity & Products Product Manager
+351 91 282 2513
adriana.moura@sgs.com


REFERÊNCIAS:

1 Changing how we produce and consume: New Circular Economy Action Plan shows the way to a climate-neutral, competitive economy of empowered consumers
2 The European Green Deal sets out how to make Europe the first climate-neutral continent by 2050, boosting the economy, improving people's health and quality of life, caring for nature, and leaving no one behind
3 Communication from The Commission to The European Parliament, The Council, The European Economic and Social Committee and The Committee of The Regions – A New Circular Economy Action Plan for a Cleaner and More Competitive Europe
4 Circular economy action plan 
5 The Anti-Waste Law in The Daily Lives of The French People, What Does That Mean in Practice? 
6 How Much Waste Does the Fashion Industry Produce? 
7 Introducing durability
8 Design for Longevity – Guidance on increasing the active life of clothing


SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 89.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal