O que procura?

A SGS fiscalizou a obra do Teatro Narciso Ferreira em Famalicão

24 Aug 2021

Este projeto, que teve um investimento superior a 2,7 milhões de euros, insere-se na Área de Reabilitação Urbana do centro de Riba d'Ave e do centro de Oliveira São Mateus.

ENQUADRAMENTO HISTÓRICO

Edifício construído em meados do século XX para servir a população de Riba d’Ave, um dos núcleos da indústria têxtil do Vale do Ave.

A obra foi assinada pelo arquiteto Manuel Amoroso Lopes e construído em 1944, sobretudo para cinema, com lotação de 476 lugares.

Pouco antes de 1960, registou-se uma alteração na parte norte do edifício, zona do palco, com o objetivo de ter condições para receber, também, peças de teatro.

CONCEITO

A intervenção proposta, ao nível do projeto geral de Arquitetura, envolve a reabilitação do edifício existente do Cine-Teatro Narciso Ferreira. Pretende-se dotar o edifício de condições de utilização compatíveis com o fim a que se destina.

O projeto contempla a ampliação da zona posterior do edifício, existindo a necessidade de construir um novo muro de suporte. A cobertura será completamente nova, dotando-a da capacidade necessária para suportar os elementos da teia.

O edifício é constituído por quatro pisos. O r/chão é composto por átrio, bilheteira, bengaleiro, sala de exposições, sala, bastidores, camarim, armazém e instalações sanitárias. O piso 1 por café-concerto, bar, cozinha, copa limpa, copa suja, gabinete, camarins, salas de reunião e instalações sanitárias. O piso 2 por casa das máquinas, arrumos, instalações sanitárias e corredor da tela. O piso 3 dispõe de sala de ensaios, instalações sanitárias, e logradouro no exterior.

PAPEL DA SGS

Algumas das atividades que a SGS realizou na Fiscalização de Obra e Coordenação de Segurança em Obra foram:

  • Análise detalhada do Desenvolvimento do Plano de Segurança e Saúde (DPSS) para a execução da obra apresentado pelo empreiteiro ao verificar a sua adequabilidade, promover as revisões necessárias, assim como proceder à sua validação técnica para aprovação do DO;
  • Preparação de toda a documentação legal obrigatória no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no trabalho em estaleiros de construção, designadamente a comunicação prévia à Autoridade das Condições de Trabalho (ACT) do início da empreitada;
  • Acompanhamento da execução dos trabalhos e verificação do cumprimento do projeto;
  • Análise detalhada do Plano de Trabalhos apresentado pelo empreiteiro e consequente emissão de parecer sobre o documento;
  • Gestão do plano da qualidade da obra, nomeadamente pedidos de esclarecimentos e pedidos de aprovação de materiais;
  • Controlo financeiro da empreitada;
  • Fecho da empreitada: relatório final e conta final.

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 89.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal