O que procura?

Porque é que a ISO 9000 e a ISO 14000 são tão importantes para a sua empresa?

22 Sep 2021
2021_09_iso9001_iso14000

Apesar das famílias da ISO 9000 e da ISO 14000 terem focos diferentes, existe entre ambas um grande número de elementos comuns e abordagens similares. Se a primeira trata de assegurar a aplicação de ferramentas de gestão com vista à satisfação do cliente e à qualidade dos produtos e/ou serviços que uma empresa oferece aos seus clientes, a segunda procura garantir o cumprimento de requisitos legais e outros, respeito e a proteção do ambiente. Ambas são, por isso, de importância vital para a melhoria contínua da sua empresa.

Autora:
Rita Mesquita
Consultora QASST, Projectista SCIE
Formadora na SGS Academy
 

O que é a ISO 9000?

ISO 9000 é um conjunto de normas internacionais sobre gestão da qualidade desenvolvidas para ajudar as empresas de diferentes sectores a implementar e documentar, de forma eficaz, os elementos relevantes dos seus sistemas de garantia da qualidade. A ISO 9000não se refere a nenhum setor, podendo ser aplicada a organizações de qualquer tipo e dimensão. De facto, a International Organization for Standardization, responsável pela publicação e revisão das normas ISO, dá conta de que um milhão de empresas no Mundo respeitam a ISO 9001, que estabelece os requisitos para a certificação neste conjunto de normas.

ISO 9000não se refere a nenhum setor, podendo ser aplicada a organizações de qualquer tipo e dimensão. De facto, a International Organization for Standardization, responsável pela publicação e revisão das normas ISO, dá conta de que um milhão de empresas no Mundo respeitam a ISO 9001, que estabelece os requisitos para a certificação neste conjunto de normas.

ISO 9000 é, como já referido, uma família de ISOs, onde se incluem:

  • ISO 9000:2015: Sistemas de Gestão da Qualidade - Fundamentos e Vocabulário (definições)
  • ISO 9001:2015: Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos
  • ISO 9004:2018: Gestão da Qualidade - Qualidade de uma Organização - Orientação para Alcançar o Sucesso Sustentado (melhoria contínua)
  • ISO 19011:2018: Diretrizes para Sistemas de Gestão de Auditoria

O objetivo da ISO 9000 é o de otimizar os processos integrantes da gestão da qualidade relativamente a um produto ou serviço prestado, de modo a potenciar e incrementar — medindo-a — a satisfação dos clientes. Assegurar, de forma contínua e constante, a boa qualidade de um produto ou serviço e a consequente satisfação/fidelização do cliente é factor determinante no sucesso do negócio de qualquer empresa.

Uma auditoria à ISO 9001 deve garantir que uma empresa:

  1. Cumpre os requisitos da norma, os requisitos internos definidos pela própria organização, e os requisitos do cliente e outras partes interessadas;
  2. opera com grandes níveis de eficiência;
  3. cumpre requisitos legais e de regulação que se imponham ao seu sector;
  4. tem competências para identificar e resolver eventuais riscos a que possa estar exposta.

E o que é a ISO 14000?

Por sua vez, a família ISO 14000 destina-se a gerir as responsabilidades ambientais das empresas, com a ISO 14001 a fornecer os requisitos para a implementação de um robusto Sistema de Gestão Ambiental.

O objectivo expresso destas normas é, portanto, o de reduzir e/ou controlar eventuais danos causados ao meio ambiente pelas actividades produtivas ou de exploração de determinada empresa.

Se é verdade que a certificação pela ISO 14001 tem um impacto positivo na imagem de uma empresa, importa também realçar que o seu resultado é efectivamente transformador, graças à definição de uma série de processos de gestão ambiental subjacentes, como a redução do uso de recursos, a redução ou tratamento das descargas de resíduos gerados, sempre com o intuito de proteger o ambiente (incluindo a prevenção da poluição, uso sustentável de recursos, a mitigação e a adaptação às alterações climáticas e a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas. Importa salientar que todo o ciclo de vida de um produto ou actividade deve ser tido em conta, em linha com as atuais preocupações da sociedade, nomeadamente a economia circular.

Além da ISO 14001, a família ISO 14000 inclui um grande conjunto de normas, como:

ISO 14004:2016Sistema de Gestão Ambiental - Diretrizes Gerais sobre Implementação 
ISO 14006:2011Sistema de Gestão Ambiental - Diretrizes para a incorporação da concepção ecológica
ISO 14050:2009Gestão ambiental - Vocabulário
ISO 14063:2006Gestão Ambiental - Comunicação Ambiental - Diretrizes e Exemplos
ISO 14067:2018Gases com efeito de estufa - Pegada de carbono dos produtos - Requisitos e directrizes para a quantificação
ISO/TS 14072:2014Gestão Ambiental - Avaliação do Ciclo de Vida - Requisitos e Diretrizes para a Avaliação do Ciclo de Vida Organizacional
ISO 19011:2018Directrizes para Sistemas de Gestão de Auditoria

 

Com ambas as normas a prescrever Sistemas de Gestão, há naturalmente pontos de contacto entre as suas abordagens e principais conceitos. Estas normas apontam para a necessidade de um sólido planeamento de actividades e se baseiam numa forte componente documental. Além disso, supõem uma perspectiva de melhoria contínua de processos e de monitorização e análise cuidadas dos resultados através de todas as fases do ciclo de vida de um produto ou serviço.

Os benefícios ou vantagens da implementação de ambos os sistemas são também, em larga medida, semelhantes, podendo referir-se a melhoria da imagem de uma empresa no mercado (resultando em maior atractividade para potenciais consumidores) e perante a sociedade (podendo inserir-se no seu programa de Responsabilidade Social), o seu melhor desempenho organizacional e o aumento da eficiência produtiva (através da redução de perdas). Todos estes elementos podem constituir-se como factores geradores de melhor desempenho, maior lucro e sucesso nos seus negócios.

Se pretende saber mais sobre a implementação e/ou certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade na sua empresa, descubra os nossos cursos nesta área >>

Se pretende saber mais sobre a implementação e/ou certificação de Sistemas de Gestão Ambiental na sua empresa, descubra os nossos cursos nesta área >>

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal