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Pensar a gestão do risco como parte fundamental da gestão da qualidade

20 Oct 2021
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A Gestão do Risco significa, antes de mais, a noção de que existem ameaças, internas e externas, capazes de influenciar negativamente a actividade de uma organização, os seus processos e o seu produto final. A antecipação de riscos e soluções deve permitir assegurar a qualidade esperada aos seus clientes, de forma ininterrupta e suportando a melhoria contínua do desempenho.

Autor:
João Santo
Auditor Quality, Environment and Safety da SGS Portugal


O QUE É A GESTÃO DO RISCO?

A Gestão do Risco é um processo sistemático de monitorização do contexto, de identificação, avaliação e de adoção de estratégias para gerir os efeitos a que uma organização possa estar exposta.

Ao identificar riscos, uma empresa torna-se capaz de se preparar para lhe responder atempadamente, minimizando ora a sua probabilidade de ocorrência ora as consequências, adequando as medidas aos impactos e estratégias da organização. Esta abordagem preventiva suporta uma gestão racional dos recursos, incluindo os custos associados – da prevenção à gestão das consequências.


DIFERENTES TIPOS DE RISCO 

Gestão do Risco exige, desde logo, a noção da existência de diferentes tipos de risco, cada um convocando diferentes áreas de organização e diferentes ferramentas. Alguns exemplos são: 

  • Risco estratégico 
  • Risco de conformidade (ou regulatório) 
  • Risco financeiro 
  • Risco operacional 
  • Riscos ambientais 
  • Riscos informáticos 
  • Risco reputacional (geralmente, como consequência de uma ou múltiplas ocorrências noutra tipologia de risco) 


BENEFÍCIOS DA GESTÃO DO RISCO 

Abordar os riscos potenciais a que uma organização está ou pode vir a estar exposta permite a identificação (ou mesmo antecipação) de problemas, o que se traduz na sua melhor compreensão e na capacidade de tomar medidas para lhes fazer face. Prevê-se, desde logo, uma mais racional alocação de recursos e até eventuais alterações na gestão da empresa, de modo a incluir no seu orçamento gastos com alterações ou soluções necessárias ao bom desempenho das suas atividades. 

Em virtude dessa abordagem, e de uma inevitável análise qualitativa e quantitativa dos riscos identificados, são expectáveis impactos ao nível da gestão da organização, fruto de uma maior fundamentação das ações previstas. Este esquema de raciocínio e decisão, apoiado na identificação de riscos exposta no ponto anterior resultam, em muitos cenários, numa efetiva redução de custos para as empresas. 

Todos os aspetos anteriores se podem consubstanciar na maior satisfação dos seus clientes, razão pela qual faz sentido integrar o conceito da Gestão do Risco na Gestão da Qualidade. 


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