O que procura?

A Integridade dos dados e a sua importância para as empresas

17 Nov 2021
2021_11_noticia_Integridade_Dados

Em 2018, com a entrada em vigor do GDPR (General Data Protection Regulation), a protecção de dados, a cibersegurança e a privacidade passaram a estar na ordem do dia. Numa época em que cada vez mais ações — e transações — são feitas online, o investimento na integridade dos dados é ponto fundamental para as empresas.

Autor:
Sérgio Ferreira
Auditor e Coordenador Digital & Innovation, SGS Portugal
 

Num mundo cada vez mais digital, a dependência das empresas dos dados e informações pessoais recolhidas é crescente. É imperativo que os dados sejam devidamente catalogados e corretamente armazenados, seja para proteger a privacidade dos consumidores seja para garantir a sua validade para os fins de comércio.

Em que consiste a integridade dos dados?

Por integridade dos dados, referimo-nos à confiabilidade, verificação de erros e validação de dados ao longo do período de uso de uma base de dados. A manutenção de bases de dados atualizadas e seguras (com acesso restrito) é atualmente um dos pontos mais críticos para as organizações.

Entendemos assim a integridade dos dados, de diferentes formas:

Integridade física — refere-se à proteção de dados contra acontecimentos de ordem física que possam afetar os locais de armazenamento de dados, comummente servidores informáticos (exemplo são falhas de energia, falhas de material, atos de terrorismo e desastres naturais, entre outros). A existência de sistemas redundantes quer ao nível do hardware que aloja os dados quer ao nível da sua fonte de alimentação ou outros componentes são algumas das formas mais óbvias de proteger a integridade física de uma base de dados.

Integridade lógica — refere-se à racionalidade dos elementos presentes numa base de dados, o seu sentido. Ela pode ser garantida por sistemas de verificação da informação, controlos de sanidade e foreign keys (grupo de dados que permitem fazer a relação entre o conteúdo de duas bases de dados, funcionando como referência cruzada.

A integridade lógica pode, por sua vez, subdividir-se em quatro: integridade de entidade, integridade referencial, integridade de domínio (todas elas dizendo respeito a um conjunto de regras e chaves de validação capazes de assegurar a consistência dos dados, suprimir erros e validar diferentes tipos de informação) e ainda a integridade definida pelo utilizador, que se refere ao conjunto de normas definidos pelo processador dos dados para atender a requisitos e necessidades específicas.

Aqui incluem-se regras próprias de uma organização que possam não ser satisfeitas por nenhum dos outros três tipos de integridade definidos.

Como manter os dados da sua organização em segurança?

  1. Firewalls e antivírus
  2. Encriptação de dados
  3. mplementação de um Sistema de Gestão de Bases de Dados
  4. Armazenamento de dados redundante em diferentes locais físicos e/ou na cloud
  5. Introdução de um sistema de compliance

Que técnicas estão ao dispor das organizações para manter os dados em segurança? Só um especialista na segurança de dados e sistemas de informação dispõe dos conhecimentos técnicos e das ferramentas necessários ao desenho e implementação de uma efetiva estratégia de segurança informática. 

Podem, porém, considerar-se como principais preocupações da segurança da informação que o acesso aos dados seja restringido a pessoas devidamente credenciadas para tal, que os sistemas permitam a recuperação de dados em caso de uma falha de segurança ou acidente, e que estejam definidas as regras adequadas para o devido processamento dos dados dentro da organização.

Se pretende saber mais sobre a integridade de dados e cibersegurança, descubra os nossos cursos >>

 

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal