O que procura?

Princípios e vantagens de um Sistema de Gestão da Qualidade

01 Oct 2021
2021_10_noticia_principios_vantagens_sgq

A gestão da qualidade é um recurso fundamental para melhorar a prestação de serviços ou o fornecimento de produtos aos seus clientes, procurando satisfazer as suas expectativas e superando a concorrência.

Autora:
Rita Mesquita
Consultora QASST, Projectista SCIE
Formadora na SGS Academy

Princípios de um sistema de gestão de qualidade

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem a importante missão de auxiliar na padronização e regulação de processos dentro da sua organização, com o objetivo de disponibilizar os melhores produtos/serviços aos seus consumidores de forma regular e sustentada — sendo este o principal elemento gerador de confiança.

Um SGQ deve ter em consideração os objectivos da sua empresa, já que é em relação a eles que todos os processos internos e a utilização de recursos devem ser analisados. A gestão da qualidade assenta em alguns princípios gerais, com o foco no cliente necessariamente o seu princípio mais fundamental — é pelo cliente que a empresa existe e que o produto ou serviço é desenvolvido.

A empresa que implementa um SGQ deve, porém, adoptar uma visão muito mais abrangente, analisando e adaptando, sempre que necessário, qualquer ponto gerador de ruído ou criador de ineficiências.

A capacidade dos seus líderes é, desde logo, fundamental na tomada de decisões estratégicas e na definição dos processos para alcançar os objectivos definidos. De forma análoga, o compromisso assumido pelos seus trabalhadores é igualmente relevante — sem indivíduos motivados e zelosos, empenhados nos resultados da empresa, mesmo a melhor estratégia está condenada à partida. O mesmo é válido para os fornecedores ou outras partes interessadas — todas têm o seu contributo na qualidade do produto final.

A gestão da qualidade deve assentar em evidências sólidas, isto é, em dados relevantes e obtidos de forma correcta. Compreender como cada processo interno influencia o produto final é fundamental para a introdução de melhorias capazes de produzir efeitos no desempenho geral de uma organização.

Os princípios de um Sistema de Gestão da Qualidade são em suma:

  • disponibilizar os melhores produtos/serviços aos seus consumidores
  • gerar confiança
  • foco no cliente
  • eliminar ineficiências

A introdução de melhorias deve, de facto, fazer parte de uma abordagem contínua, símbolo maior da gestão de qualidade.

Vantagens da Gestão de Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade pode permitir ou influenciar:

  • Maximização do desempenho e aumento da produtividade da sua organização
  • Maior satisfação do cliente
  • Redução de custos
  • Optimização de processos
  • Aumento da competitividade
  • Adopção de novas tecnologias
  • Aumento da notoriedade da sua empresa

Se quer saber mais sobre a ISO 9001 e perceber como implementar um Sistema de Gestão da Qualidade na sua empresa, descubra o nosso curso >>

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SGS Academy

As soluções de formação da SGS Academy são desenvolvidas por especialistas em cada uma das disciplinas para ajudar as empresas e colaboradores a melhorar as suas competências e capacidades pessoais, fatores-chave do desenvolvimento sustentável do negócio e da vantagem competitiva. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal