A gestão da qualidade é um recurso fundamental para melhorar a prestação de serviços ou o fornecimento de produtos aos seus clientes, procurando satisfazer as suas expectativas e superando a concorrência.
Autora:
Rita Mesquita
Consultora QASST, Projectista SCIE
Formadora na SGS Academy
Princípios de um sistema de gestão de qualidade
Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem a importante missão de auxiliar na padronização e regulação de processos dentro da sua organização, com o objetivo de disponibilizar os melhores produtos/serviços aos seus consumidores de forma regular e sustentada — sendo este o principal elemento gerador de confiança.
Um SGQ deve ter em consideração os objectivos da sua empresa, já que é em relação a eles que todos os processos internos e a utilização de recursos devem ser analisados. A gestão da qualidade assenta em alguns princípios gerais, com o foco no cliente necessariamente o seu princípio mais fundamental — é pelo cliente que a empresa existe e que o produto ou serviço é desenvolvido.
A empresa que implementa um SGQ deve, porém, adoptar uma visão muito mais abrangente, analisando e adaptando, sempre que necessário, qualquer ponto gerador de ruído ou criador de ineficiências.
A capacidade dos seus líderes é, desde logo, fundamental na tomada de decisões estratégicas e na definição dos processos para alcançar os objectivos definidos. De forma análoga, o compromisso assumido pelos seus trabalhadores é igualmente relevante — sem indivíduos motivados e zelosos, empenhados nos resultados da empresa, mesmo a melhor estratégia está condenada à partida. O mesmo é válido para os fornecedores ou outras partes interessadas — todas têm o seu contributo na qualidade do produto final.
A gestão da qualidade deve assentar em evidências sólidas, isto é, em dados relevantes e obtidos de forma correcta. Compreender como cada processo interno influencia o produto final é fundamental para a introdução de melhorias capazes de produzir efeitos no desempenho geral de uma organização.
Os princípios de um Sistema de Gestão da Qualidade são em suma:
- disponibilizar os melhores produtos/serviços aos seus consumidores
- gerar confiança
- foco no cliente
- eliminar ineficiências
A introdução de melhorias deve, de facto, fazer parte de uma abordagem contínua, símbolo maior da gestão de qualidade.
Vantagens da Gestão de Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade pode permitir ou influenciar:
- Maximização do desempenho e aumento da produtividade da sua organização
- Maior satisfação do cliente
- Redução de custos
- Optimização de processos
- Aumento da competitividade
- Adopção de novas tecnologias
- Aumento da notoriedade da sua empresa
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