Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A responsabilidade social corporativa pode ser definida como o compromisso de uma organização em gerir os impactos sociais das suas operações de forma responsável e de acordo com as expectativas das partes interessadas. Por isso é um pilar fundamental da gestão, que afeta todas as vertentes do negócio, nomeadamente a produção, cadeia de abastecimento, recursos humanos, saúde e segurança, entre outros.

Beneficios da responsabilidade social corporativa

Os benefícios da responsabilidade social corporativa são vastos. Entre eles, o estabelecimento de uma boa e reputação, atração de atenção positiva, economia de recursos através de uma maior eficiência operacional, atração e retenção de talentos e inspiração de inovação.

Por outro lado, uma política de responsabilidade social corporativa desalinhada com os valores e aspirações das partes interessadas pode ter um impacto negativo na organização, como a perda de clientes, parceiros de negócio ou reputação prejudicada. A comunicação social e ativistas nas área da responsabilidade social corporativa costumam observar as empresas de perto e são rápidos na divulgação de casos de comportamento inadequado ou desalinhado com as suas expectativas.

Assim, é importante a existência de uma política de responsabilidade social clara e devidamente implementada, que demonstre o compromisso da organização e garanta que ações adequadas e coordenadas são tomadas em toda a empresa e respetiva cadeia de abastecimento.

De forma a avaliar a correta implementação desta política e a garantir condições de trabalho dignas e estáveis para todos, as auditorias sociais são uma ferramenta fundamental incidindo, essencialmente sobre as seguintes temáticas: trabalho infantil, trabalho forçado, higiene e segurança, liberdade associativa, práticas disciplinares, discriminação e horas de trabalho.

Para mais informações sobre as auditorias sociais disponíveis na SGS, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: pt.info@sgs.com

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 89.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.