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A cor da sua roupa pode ter um grande efeito no seu humor, comportamento e níveis de stress. A nossa roupa diz bastante sobre a forma como nos vemos a nós próprios. Os fabricantes de roupa precisam de escolher a cor certa para cada peça, com o objetivo de que os consumidores se sintam bem e de que tenham sucesso nos mercados globais competitivos.

Como é que a Digitalização está a Ajudar os Consumidores a Encontrar a Cor Perfeita da Roupa

A cor é importante

A cor é essencialmente a luz que é observada pelo olho humano. O que é percebido como cor é afetado pela fonte de luz, como os comprimentos de onda são refletidos/absorvidos e como, quem observa, recebe e interpreta a luz. No entanto, os consumidores não estão geralmente conscientes destas distinções. O que importa para eles é como se sentem, e a cor pode ter um profundo efeito na forma como respondem a uma peça de roupa. 

Em primeiro lugar, as cores são indicadores culturais que são interpretados de formas específicas pelas sociedades individuais. Por exemplo, no Ocidente pode dizer-se "verde de inveja", mas na Índia o verde é símbolo de esperança e virtude. No Extremo Oriente, o vermelho demonstra prosperidade, vitalidade e boa sorte, mas, em muitas culturas, é utilizado como significado de aviso ou perigo. Ao escolher as paletas de cores para a roupa, é importante estar atento a estes fatores, para não enviar a mensagem errada.

Em segundo lugar, e mais significativamente, as tendências de moda terão um grande impacto sobre as cores que as pessoas querem usar. Os consumidores estão cada vez mais conscientes, o que significa que os fornecedores precisam de se manter informados sobre quais as paletas de cores que estão "na moda" e quais as que estão "fora de moda". Estas tendências podem ser influenciadas por diversos fatores. Por exemplo, em 2021, as pessoas podem sentir-se atraídas pelas cinco cores dos anéis olímpicos e, assim, estes tornarem-se moda. No entanto, em 2020, quando as pessoas estavam limitadas às suas casas, podem ter olhado para as cores neutras do seu mobiliário para se inspirar. Sem saírem de casa, as pessoas frequentemente optam pelas cores mais acolhedoras.

As cores da roupa estão em conformidade com os ideais de moda e os seus significados culturais, mas também com as necessidades do consumidor. Este diversificado conjunto de requisitos significa que a procura do consumidor pode mudar muito rapidamente e que os fornecedores devem ser capazes de responder de igual forma rápido para garantir que os seus produtos continuam a satisfazer as necessidades do mercado.

Escolher a cor certa

Normalmente, três grupos de pessoas estão envolvidos na escolha da cor da peça de roupa - o estilista, a central de compras e o fornecedor/fabricante. Todos eles precisam de tomar as suas decisões com base numa compreensão de tudo o que foi dito acima e também do que pensam que irá vender. Com tantas pessoas envolvidas, e o facto de também percebermos as cores de diferentes maneiras, este processo é inevitavelmente subjetivo e difícil.

Tradicionalmente, a aprovação de uma cor para uma peça de roupa implica que o fornecedor submeta uma amostra de cor física aos outros decisores. Estes são então considerados lado a lado, com os decisores a aprovar a amostra ou a pedir alterações.

Há vários problemas com este processo. Em primeiro lugar, é demorado e dispendioso, com amostras e respostas a serem transmitidas de um lado para o outro entre fábricas e escritórios. Em segundo lugar, este processo moroso permite a oportunidade de contaminação ou o envelhecimento das amostras, ou as amostras podem mesmo tornar-se confusas, com os decisores a comentarem as amostras erradas.

No tempo da COVID-19, o processo de aprovação de cor tornou-se ainda mais complicado. Muitos dos decisores são agora obrigados a trabalhar a partir de casa. As amostras precisam, portanto, de ser transportadas para ainda mais destinos, aumentando a possibilidade de contaminação ou de confusão. É também possível que as transportadoras não consigam entregar a alguns decisores, tendo em conta as restrições regionais. Todo o processo é, portanto, retardado e dispendioso, com uma maior possibilidade de ocorrência de erros.

Digitalização: a melhor forma de escolher a cor

As empresas que pensam no futuro estão agora a virar-se para a digitalização para as ajudar a racionalizar o processo de avaliação da cor. Em vez de enviarem amostras físicas aos decisores, estão a enviar amostras para laboratórios independentes que depois medem os dados colorimétricos e capturam imagens a cores reais. Se for necessário, o laboratório pode também produzir um ficheiro de dados colorimétricos.

Esta informação é então partilhada com todos os decisores através da tecnologia em Cloud. Todos os interessados têm acesso rápido à mesma imagem, relatório, dados e normas, permitindo-lhes tomar decisões informadas com base em informações idênticas sobre a amostra.

Este processo tem múltiplas vantagens tanto para o fornecedor como para o consumidor. Para os consumidores, resulta em produtos não tão caros e mais atrativos. Para os designers, o processo é mais rápido e mais preciso. Também permite que os fornecedores respondam rapidamente às mudanças, o que significa que o consumidor pode facilmente manter-se "na moda”.

Com amostras que só precisam de ser enviadas para um destino, o processo é mais barato e mais sustentável. Também permite uma maior consistência e torna a tomada de decisão objetiva.

Solução SGS

A nossa solução em Cloud ajuda os fornecedores a racionalizar o seu processo de aprovação de cores. As amostras são processadas pela nossa rede global de laboratórios especializados e os resultados podem ser vistos pelos interessados em todo o mundo. O sistema mede as amostras segundo a norma ISO 105 J03 ou AATCC 173 e pode ser aplicado a uma grande variedade de materiais, incluindo borracha e couro.

Ao desenhar e fabricar novas peças de roupa, o serviço de Avaliação de Cor baseado na Cloud da SGS oferece a solução ideal, ajudando as empresas a reduzir o desperdício e a sua pegada de carbono, ao mesmo tempo que acelera o processo de tomada de decisão e elimina as inconsistências subjetivas.

Para mais informações sobre os serviços SGS Softlines e Acessórios por favor contactar:

808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
pt.info@sgs.com

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 93.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.