O que procura?

Insetos – A análise genética dos alimentos do futuro

22 Dec 2021
2021_12_noticia_insectos

A solução para uma crise alimentar iminente passa pelo consumo, direto ou indireto, de insetos.

Os insetos são considerados pelos nutricionistas como a comida do futuro, por serem uma excelente fonte de proteínas com diversos benefícios, tanto para a saúde humana como para o meio ambiente. Para além de proteína, os insetos são ricos em ácidos gordos, vitaminas, fibras e micronutrientes de alta qualidade. A produção de insetos tem uma pegada ambiental muito reduzida, por produzir menos gases, necessitar de menos água e menos espaço do que a pecuária convencional. Além disso, resíduos orgânicos podem ser usados para a sua alimentação. 

É de salientar que, apesar da sua aparência, os insetos comestíveis são saborosos, muito semelhantes aos alimentos que costumamos comer. Então porquê esperar para provar? 

Mais de 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo incluem insetos na sua alimentação como parte da sua dieta normal. No entanto, apenas algumas espécies de insetos têm autorização para serem criados e fazerem parte da alimentação para humanos e animais. Assim, identificar as espécies de insetos presentes em amostras de alimentos e rações é de extrema importância e preocupação crescente. 

Sempre com o objetivo de inovar procurando responder às necessidades do mercado, a SGS Molecular desenvolveu e validou um novo método de sequenciação de nova geração (Next Generation Sequencing – NGS) que se baseia na análise de ADN para identificação de insetos. 

Esta solução interna para identificação de insetos já está disponível para o mercado sob a forma de teste nas nossas instalações e estará disponível em breve na versão kit, aumentando desta forma a oferta da marca “All Species ID”. Estes kits foram desenvolvidos para a plataforma Ion Torrent™ (Thermo Fisher Scientific). 

A SGS é pioneira na introdução do NGS no setor alimentar para análise de autenticidade/fraude. Atualmente, fornecemos a solução NGS, sob a forma de serviços nos nossos laboratórios a nível mundial e através dos nossos kits “All Species ID” para conseguimos identificar a composição de produtos alimentares, independentemente de o produto ser à base de carne, peixe, marisco ou plantas.  

A SGS Molecular disponibiliza uma ampla gama de soluções baseadas em ADN para cada propósito e necessidade. Uma das suas maiores competências é a capacidade de desenvolver e oferecer novas soluções para o mercado adaptando-se às necessidades do mesmo e mantendo um olhar atento no futuro.

Saiba mais sobre os serviços de identificação de DNA de insetos>>

PARA MAIS INFORMAÇÕES, POR FAVOR CONTACTAR:

808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 93.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal