O que procura?

O que é a ISO 14001?

05 Jan 2022
2021_12_noticia_iso14001

A certificação pela ISO 14001 demonstra a preocupação da sua organização com a proteção do meio ambiente.

Autora:
Ana Cristina Simões
Certification and Business Enhancement Product Manager da SGS Portugal
 

O que é a norma ISO 14001?

A ISO 14001 prevê requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental eficaz no acompanhamento e monitorização das atividades de um negócio, com especial foco na prevenção da poluição, assegurando o cumprimento de toda a legislação e outras necessidades socioeconómicas. 

Trata-se, portanto, de uma norma internacional que demonstra o compromisso assumido por dada empresa com a proteção do ambiente - e notoriamente com a redução e contenção de eventuais danos - através da gestão dos riscos ambientais associados à atividade da organização certificada.

Graças à definição de uma série de processos de gestão ambiental, permitindo, entre outras, a redução do uso de recursos e o menor volume de descargas e/ou resíduos a tratar. A ISO 14001 não é apenas geradora de uma melhoria de imagem da organização; o seu compromisso com o meio ambiente pode transformar os valores da sua empresa.

Quais são, então, os principais requisitos da norma ISO 14001?

A ISO 14001 adota a abordagem por processos, numa ótica de melhoria contínua, e incorpora o ciclo PDCA (do inglês: PLAN, DO, CHECK, ACT). Esta metodologia, que pode ser utilizada por qualquer organização (pública ou privada), independentemente da sua dimensão e setor de atividade, integra o pensamento baseado no risco e todo o ciclo de vida de um produto na gestão das empresas.

Sumariamente, são requisitos da norma ISO 14001:

  1. Requisitos gerais: compromisso com o cumprimento, documentação, implementação e melhoria contínua do seu Sistema de Gestão Ambiental.
  2. Política ambiental: estabelecimento da estratégia ambiental da organização.
  3. Planeamento: sistematização de procedimentos para identificação de impactos ambientais resultantes das atividades produtivas.
  4. Implementação e operações: definição e documentação dos processos internos e responsabilidades, no âmbito do Sistema de Gestão Ambiental.
  5. Monitorização: monitorização de efluentes líquidos, atmosféricos, e resíduos sólidos, e análise de potenciais medidas de minimização de impactos.

Principais benefícios da ISO 14001

Os principais benefícios da implementação e certificação da ISO 14001 são: 

  • Melhoria da fiabilidade das operações internas na satisfação das partes interessadas; 
  • Envolvimento de todos os membros e colaboradores da organização na gestão ambiental — melhor ambiente de trabalho, ética e motivação dos colaboradores; 
  • Redução da probabilidade de ocorrência de riscos ambientais - tais como emissões não previstas, derrames acidentais, incêndios, entre outros;
  • Redução de custos através da dinamização de processos (minimização do tratamento de resíduos e efluentes) e do uso racional de energia e recursos;
  • Melhoria da imagem da organização e da sua permanência no mercado.

Se pretende saber mais sobre a implementação de Sistemas de Gestão Ambiental na sua empresa, de acordo com a ISO 14001, descubra os nossos cursos >> 


Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: pt.info@sgs.com

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 93.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal