O que procura?

O que é que a SGS está a fazer face às alterações climáticas?

05 Jan 2022
2022_01_noticia_sgs alteraes climaticas

A proteção do ambiente é uma parte essencial do nosso compromisso de criar valor para a sociedade. Eis o que estamos a fazer para combater as alterações climáticas.

A sustentabilidade está enraizada na nossa cultura e na forma como fazemos negócios. Com mais de 93.000 colaboradores em 140 países, utilizamos a nossa escala e alcance global para permitir um futuro mais responsável, equilibrado e sustentável. 

Neutros em Carbono desde 2014 

Temos sido neutros em carbono desde 2014 e a nossa estratégia baseia-se em três pilares: 

  • Redução do consumo de energia na fonte 
  • Utilização de energia renovável sempre que possível 
  • Compensação de emissões residuais

Reduzir o consumo de energia 

Temos diferentes programas para reduzir o consumo de energia na fonte. A eficiência energética é uma área chave onde nos focamos, uma vez que a energia utilizada nos nossos 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo é responsável por 62% do nosso consumo global de energia. Com este objetivo em mente, desenvolvemos o nosso programa Eficiência Energética em Edifícios (EEE).

Lançámos recentemente um plano de investimento para financiar iniciativas de eficiência energética nos nossos edifícios próprios e arrendados. O investimento será realizado nos edifícios onde há um consumo mais intensivo de energia. Em 2021, financiámos 43 projetos em mais de 10 países.

Estamos também focados no transporte sustentável. A nossa política de emissões de veículos está a ser atualizada para incluir objetivos ainda mais ambiciosos para reduzir ainda mais as emissões de CO2 da nossa frota e aumentar o número de veículos com tecnologias de baixo teor de carbono.

Utilização de Energias Renováveis

95% do nosso consumo total de eletricidade provém de fontes renováveis. Ou fornecemos ou produzimos a energia renovável que utilizamos. Por exemplo, nas nossas instalações de Adelaide na Austrália, instalámos um sistema fotovoltaico no local de 115KW para produzir a nossa própria energia a partir de fontes limpas. 

Compensação de Emissões Residuais

Todas as emissões residuais de CO2 que não podemos evitar serão compensadas através da nossa estratégia de compensação de carbono para manter o nosso Estatuto de sermos Neutros em Carbono.

Apoio aos nossos clientes na sua jornada de sustentabilidade 

Através das nossas Soluções de Sustentabilidade, fornecemos uma gama abrangente de serviços de sustentabilidade a organizações em todo o mundo. Muitos destes serviços permitem aos clientes aumentar a eficiência energética, gerar ou utilizar energia renovável e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Os nossos objetivos para 2030: as nossas ambições de sustentabilidade 2030

Estamos totalmente empenhados em apoiar a transição para um mundo com baixas emissões de carbono e onde vamos ultrapassar problemas climáticos. O nosso futuro está delineado na nossa estratégia de sustentabilidade corporativa lançada recentemente - Ambições de Sustentabilidade 2030.

Esta nova estratégia está estruturada em três pilares (um planeta melhor, uma sociedade melhor e uma melhor governação) e o primeiro pilar (um planeta melhor) inclui os nossos objetivos ambiciosos para 2023 e 2030 no que diz respeito às alterações climáticas.

Comprometemo-nos a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa através da iniciativa "Science Based Targets", que defende a fixação de metas e prazos em consonância com a ciência climática para um crescimento à prova de futuro.

Até 2030, comprometemo-nos a cumprir o nosso objetivo baseado na ciência de reduzir as nossas emissões de CO2 por receita em 55%1 até 2030:

  • Aumentar anualmente o número de medidas de eficiência energética tomadas nos nossos 100 principais edifícios de propriedade intensiva de energia 
  • Redução de 40% das emissões médias de CO2 da nossa frota automóvel total
  • Assegurando que 50% dos nossos automóveis têm tecnologias de baixo carbono

Também nos comprometemos a adotar integralmente as recomendações da Task Force sobre Revelações Financeiras relacionadas com o Clima (TCFD).

As nossas Ambições de Sustentabilidade 2030 também incluem objetivos relativos às nossas Soluções de Sustentabilidade. Comprometemo-nos a apoiar os nossos clientes na sua viagem rumo à sustentabilidade, aumentando a proporção de receitas geradas pelas nossas Soluções de Sustentabilidade e a medindo o seu impacto positivo através da nossa metodologia de avaliação do impacto.

Comprometidos com a Ambição Empresarial para 1,5°C

Além disso, comprometemo-nos a reforçar os objetivos de redução de emissões de forma acontribuirmos para o cumprimento da manutenção do aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Paula Ordoñez, Chefe Global de Sustentabilidade Empresarial da SGS, afirmou: "Na SGS, estamos conscientes de que a transição para uma economia net-zero é o caminho a seguir e estamos empenhados em tomar medidas como empresa e ajudar os nossos clientes nesta jornada. Juntámo-nos à campanha Business Ambitions para 1,5ºC e integramos a campanha Race to Zero, apoiada pelas Nações Unidas. Continuaremos a tomar acções ambiciosas em toda a nossa cadeia de valor para combater as alterações climáticas". 

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 93.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal