Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Nos últimos anos, tem-se verificado uma tendência crescente para a redução da utilização de produtos derivados de animais, quer sejam malas e sapatos feitos com pele, produtos alimentares contendo por exemplo carne ou peixe, mas também produtos cosméticos e de higiene corporal contendo matérias-primas de origem animal. A ausência de testes em animais é também um fator que influencia a escolha do consumidor.

Cosméticos vegan

Seguindo esta tendência, muitas marcas adaptaram os seus produtos, oferecendo soluções que permitem ao consumidor consumir e adquirir produtos de maneira ética e respeitando o bem-estar animal.

Muitos ingredientes utilizados na indústria cosmética têm origem animal, como por exemplo a lanolina que é obtida da lã da ovelha, o colagénio, a biotina, o mel e o leite.

O que é um cosmético vegan?

Um cosmético contendo um selo vegan é um cosmético que não possui qualquer tipo de ingredientes de origem animal e que, para além disso, não foi alvo de testes em animais. No entanto, um cosmético vegan não é obrigatoriamente um cosmético natural ou biológico, uma vez que um cosmético vegan pode ter ingredientes de origem sintética e proveniente de agricultura não biológica.

Cruelty-free

Por outro lado, um cosmético contendo o selo cruelty-free, embora não seja testado em animais pode conter ingredientes de origem animal.

Legislação para cosméticos vegan

A rotulagem dos produtos cosméticos deve seguir a legislação em vigor, e as alegações e símbolos utilizados nos cosméticos não devem induzir o consumidor em erro. A utilização dos selos Vegan oficiais, como o V-Label, requer autorização por parte desta entidade. Para além disso, a colocação da alegação Vegan em cosméticos deve estar devidamente sustentadas por evidências, de acordo com o Regulamento (UE) Nº 655/2013.

A nossa solução

O V-Label é uma marca comercial internacionalmente reconhecida e protegida, que rotula produtos vegans e vegetarianos. A SGS é um dos organismos auditores no âmbito do V-Label, dando apoio aos clientes, ao longo do processo de obtenção do selo.

Para além disso, a SGS desenvolveu serviços para o mercado de cosmética vegan que permitem aos clientes sustentar laboratorialmente a alegação Vegan nos rótulos dos seus produtos. 

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, POR FAVOR CONTACTAR:

808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
pt.info@sgs.com

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.