O que procura?

Atualizações de Brinquedos: dezembro de 2021

08 Mar 2022

Conheça os novos requisitos de baterias de botões e pilhas tipo moeda.

Porque é que temos requisitos para baterias de botões e pilhas tipo moeda? 

As baterias de botões e pilhas tipo moeda são brilhantes, suaves e pequenas. Quando deitadas, são propícias a serem engolidas pelas crianças. Isto aplica-se não só às crianças pequenas, que exploram tudo com a boca, mas também às crianças mais velhas, que podem vê-las como doces ou algo interessantes para tentar provar ou engolir. Uma vez no corpo, podem causar danos graves e queimaduras químicas. Vários ferimentos e fatalidades foram causados por crianças que já as engoliram. 


Onde posso encontrar os requisitos para os brinquedos?

Os requisitos para baterias de botões e pilhas tipo moedas podem ser encontrados na norma global IEC 62115:2017 e na sua homóloga europeia EN IEC 62115:2020.


Quais são os requisitos para baterias de botão e pilhas tipo moeda? 

  • As baterias que contêm botões ou pilhas tipo moeda não podem estar acessíveis às crianças. É necessária a utilização de uma ferramenta para se poder aceder às mesmas.
  • É necessário alertar os cuidadores para os perigos das pequenas pilhas. Os avisos são obrigatórios para os informar sobre o que fazer, caso uma criança as engula.


Porque é que os requisitos para baterias de botões são diferentes das pilhas tipo moeda? 

As pilhas tipo moeda são baterias de lítio mais potentes. São mais perigosas e, por esse motivo, as advertências obrigatórias são mais rigorosas. As pilhas tipo moeda são mais largas e mais finas, tal como uma moeda (exemplos: 3V CR2025, CR2032 e CR2450). As baterias de botão têm um diâmetro mais estreito e são mais grossas, mais parecidas com um botão (um exemplo é uma pilha alcalina de 1,5V LR44).


Quando é que os requisitos se tornarão obrigatórios na União Europeia?

Na União Europeia temos atualmente um período de transição durante o qual tanto a antiga, como a nova versão da norma podem ser utilizadas. O período de transição destina-se aos intervenientes económicos, para que possam modificar os seus produtos e instruções, avisando-os para cumprirem os novos requisitos. O período de transição termina a 21 de fevereiro de 2022.



SOBRE NÓS

A SGS é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação. Somos reconhecidos como referência mundial em qualidade e integridade. Com mais de 96.000 funcionários, operamos numa rede com mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal