O que procura?

Ecodesign, Avaliações do Ciclo de Vida, Declarações Ambientais de Produto e certificações de Economia Circular

22 May 2022

A crescente pressão sobre os produtores para abordar as questões ambientais e adotar práticas de economia circular requer tempo e experiência. Saiba como pode desenvolver produtos sustentáveis recorrendo a Avaliações do Ciclo de Vida, Declarações Ambientais de Produto e certificações de Economia Circular.

ECODESIGN

O Ecodesign envolve a integração de aspetos ambientais no processo de design do produto, para além das restrições técnicas e financeiras. A abordagem Ecodesign pode ser simplificada em três passos:

  1. Medição e compreensão dos impactos dos produtos existentes;
  2. Inclusão e acompanhamento das metas e objetivos ambientais durante o processo de desenvolvimento do produto;
  3. Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação ambiental relevante e eficiente.

 A SGS cria formação à medida e serviços de consultoria na implementação de práticas de Ecodesign, trabalhando em conjunto com as equipas de desenvolvimento de produtos nas mais variadas empresas do mundo empresarial português.


DECLARAÇÕES AMBIENTAIS DE PRODUTOS

A Declaração Ambiental de Produto (Environmental Product Declaration - EPD) é um formato de comunicação internacionalmente harmonizado que descreve a pegada ecológica de um produto durante o seu ciclo de vida.

Estas declarações são desenvolvidas após uma avaliação de ciclo de vida (Lyfe Cycle Analyzes - LCA) seguindo as regras aplicáveis da categoria de produtos (PCRs). Os PCRs são geridos pelos operadores do programa EPD, por forma a assegurar a conformidade de uma Declaração Ambiental de Produto com a norma ISO 14025.

A SGS é membro do programa PEP Ecopassport, um programa internacional dedicado ao equipamento elétrico, eletrónico e de climatização (HVAC – Aquecimento, ventilação e ar condicionado). A nossa equipa irá guiá-lo com o desenvolvimento, verificação e registo dos seus produtos neste programa.


CERTIFICAÇÃO CRADLE TO CRADLE©

A SGS é acreditada como Assessora Geral para a certificação Cradle to Cradle, pelo Instituto de Inovação de Produtos Cradle to Cradle. Com a acreditação agora na América do Norte e nos Países Baixos, podemos avaliar produtos e determinar a sua conformidade com o Padrão de Produtos Certificados Cradle to Cradle.

Este padrão é uma metodologia de melhoria contínua multiatributos que avalia produtos, sistemas e operações em cinco categorias de saúde humana e ambiental:


  • Saúde material;
  • Reutilização do material;
  • Gestão de carbono e energia renovável
  • Gestão da água;
  • Justiça social.

Administrado pelo Instituto de Inovação de Produtos Cradle to Cradle, a certificação de produtos é atribuída a 5 níveis – Básico, Bronze, Prata, Ouro e Platina. O objetivo máximo é o de encorajar inovação e o design de produtos que impactam as pessoas e o ambiente de forma eficaz e positiva.

A certificação de produto Cradle to Cradle é um guia pragmático para a implementação de princípios chave de uma economia circular. É uma ferramenta eficaz para uma melhoria contínua e para o estimular da inovação durante o desenvolvimento de um produto, tudo enquanto dá às marcas, produtores e revendedores uma ferramenta de marketing robusta para diferenciar os seus produtos no mercado.


SE PRETENDE SABER MAIS SOBRE O CONCEITO DE ECONOMIA CIRCULAR, DESCUBRA OS NOSSOS CURSOS >>


Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com


SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal