O que procura?

Economia Circular: Conheça os materiais que contactam com a comida (FCM)

21 May 2022

Nos últimos anos, os problemas em torno das embalagens de plástico e o desperdício tornaram-se notícias de destaque. Para proteger o ambiente, os consumidores e as autoridades reguladoras estão interessados em promover mudanças nos nossos hábitos de utilização de embalagens, passando a encorajar o uso de plásticos reciclados.

A dimensão deste desafio não pode ser subestimada – a União Europeia cria à volta de 25.8 milhões de toneladas métricas de desperdício de plástico por ano, com apenas 30% deste a ser reciclado. Dentro destes 30%, por sua vez, estima-se que apenas 6% são reutilizados para novos produtos, sistema este que não é sustentável.


OS PLÁSTICOS NOS MATERIAIS PARA CONTACTO COM COMIDA E A TRANSIÇÃO PARA UMA ECONOMIA CIRCULAR

Dentro dos plásticos, por norma, encontramos materiais para contacto com comida (FCM – Food ContactMaterials), numa vasta categoria de bens de consumo – são embalagens cujo intuito, como o próprio nome indica, é entrar em contacto ou estar em contacto com comida. Isto significa que recipientes, aparelhos e utensílios de cozinha, assim como máquinas para a preparação e serviço de alimentos não podem transferir os seus constituintes para comida, ou bebida em quantidades que possam colocar em perigo a vida humana. De igual modo, também não podem causar alterações à composição dos alimentos, nem conduzir a uma deterioração do caráter organolético dos alimentos.

O uso dos plásticos nos FCM surge porque estes são duráveis, leves, versáteis, rentáveis, seguros para alimentos e podem ser reciclados.Mediante a possibilidade de reciclagem, oprocesso ideal na utilização de plásticos em produtos alimentares seria: fazer um produto, utilizá-lo, reutilizá-lo, refazê-lo e depois reciclar os materiais para realizar um novo produto. A isto, chama-se uma economia circular, que pretendereduzir ou eliminar o desperdício.

Esta reciclabilidade está a tornar-se cada vez mais importante para os produtores, sendo motivada simultaneamente pela pressão exercida pelos consumidores, que exigem sustentabilidade nos produtos e nas embalagens que compram. Ao mesmo tempo, também os governos começam a abordar os problemas da economia linear, onde os recursos são utilizados para fazer novos produtos, sendo descartados imediatamente após, ambicionando, por isso, uma verdadeira economia circular.

No entanto, uma economia circular só funciona se os produtos criados com materiais reciclados forem seguros e estiverem em conformidade com os regulamentos. A indústria dos FCM enfrenta vários problemas em relação à utilização de materiais reciclados para a criação de novos produtos. Em parte, a adversidade surge pelo facto do desenvolvimento de novos plásticos superar o das tecnologias de reciclagem. Por outro lado, também existem problemas na identificação dos plásticos e na contaminação por substâncias adicionadas não intencionalmente (NIAS). Estas podem resultar de impurezas, de intermediários de reação formados durante o processo de fabrico, ou um produto de decomposição ou reação, ou ainda substâncias deixadas no passado, introduzidas durante a utilização de um plástico reciclado.


A SOLUÇÃO SGS

A SGS oferece uma grande variedade de serviços para apoiar os produtores, marcas, revendedores e outros interessados nofornecimento de FCM e artigos seguros e em conformidade com mercados alvo em todo o mundo, assim como a promover uma economia circular.

SAIBA MAIS SOBRE OS SERVIÇOS:


SE PRETENDE SABER MAIS SOBRE O CONCEITO DE ECONOMIA CIRCULAR, DESCUBRA OS NOSSOS CURSOS >>


Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com


SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal