O que procura?

Os principais benefícios da ISO 50001

Blog SGS PortugalESG24 May 2022

Autor:
Eng.º Américo Rebelo
Independent Management Systems Auditor
Formador da SGS Academy Portugal  

A ISO 50001 transforma os modos como as organizações gerem a energia, oferecendo uma abordagem sustentável e sistemática, passível de certificação.

Este standard internacional fornece os requisitos para um sistema de gestão de energia, e constitui um conjunto de boas práticas para a sua gestão estratégica, elevando a fasquia e definindo o tom no quadro das energias limpas e da ação climática.

Quais são os principais benefícios da ISO 50001?

Além dos benefícios gerados para o ambiente, no âmbito da redução das emissões e do combate às alterações climáticas, a ISO 50001 oferece também várias vantagens às organizações:

Competitividade e negócio — uma correta e eficiente gestão da energia pode significar um grande volume de poupanças, através da minimização de desperdícios e ineficiências, e da introdução de melhorias ao nível da eficiência dos equipamentos. Em alguns casos, isto pode traduzir-se na substituição direta de determinados equipamentos obsoletos por versões melhoradas e menos consumidoras de energia, pela alteração das fontes de abastecimento energético, no sentido de procurar soluções mais verdes e capazes de promover a independência da organização nesta matéria, ou mesmo através da mais complexa reorganização dos seus processos de produção internos. Assim, pretendem-se diminuir tempos de trabalho, encurtar distâncias e necessidades de transporte onde possível, entre outros exemplos.

De acordo com a própria International Standardization Organization, a adoção da ISO 50001 pode traduzir-se em ganhos iniciais de 10% via poupança energética, maioritariamente através de ações de custo baixo ou mesmo inexistente.

Relevância global — Tratando-se de um standard internacional desenvolvido por entidades em mais de 50 países, a transformação das organizações no contexto da ISO 50001 é frequentemente apoiada por programas de incentivos governamentais e demais políticas públicas.

Transformação Energética — Mais do que um programa pontual, as práticas implementadas no quadro da ISO 50001 significam ganhos de produtividade e eficiência duradouros para a organização. 

Se pretende saber mais sobre a ISO 50001 e Sistemas de Gestão de Eficiência Energética, descubra os nossos cursos >>

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
SGS Productivity
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal