O que procura?

Decifrar o ESG: A importância do E – Ambiente (Environment)

Blog SGS PortugalESG29 Jun 2022

Hoje, mais do que nunca, o ambiente e a sustentabilidade são um foco importantíssimo em qualquer indústria. Como tal, é necessário um comportamento mais proativo, por forma a cumprir com a regulamentação e melhorar a performance ambiental.

Tendo isso em conta, surgiu o ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, uma abordagem que permite avaliar uma organização no que diz respeito à sua responsabilidade ambiental, ao seu impacto social e à sua gestão.

A letra E na sigla ESG refere-se ao comportamento da empresa perante o ambiente: a energia que a empresa consome, os resíduos que descarrega, os recursos que necessita e o impacto de todos estes fatores nos seres humanos. Além disso, aborda ainda as problemáticas atuais das emissões de carbono e as alterações climáticas.

Vantagens da vertente ambiental do ESG

E qual é a relevância do ESG? Aceitar que é necessário prestar atenção aos fatores ambientais, sociais e de gestão é uma vantagem para a performance do negócio, oferecendo retornos financeiros maiores e riscos menores. No que diz respeito ao ambiente, as vantagens passam por:
  • Redução de custos – com o investimento na sustentabilidade é possível estagnar os custos de operação crescentes, rentabilizando e tornando mais eficiente os recursos ao dispor;
  • Produtividade dos colaboradores – uma organização que tenha um impacto ambiental positivo, consegue também maior facilidade em atrair e reter colaboradores de qualidade;
  • Investimento e otimização de ativos – uma proposta ambiental forte pode melhorar o retorno financeiro, ao alocar capital para investir de forma mais sustentável, como por exemplo através da aposta numa otimização dos custos de operação. Além disso, permite também evitar investimentos que, a longo prazo, possam encontrar problemas, como o incumprimento da regulamentação;
  • Crescimento – Associado a este tipo de investimento, abrem-se novas portas para que as organizações possam explorar novos mercados e expandir-se naqueles em que já atuam, uma vez que há uma crescente procura por empresas que apostem neste setor.

Na SGS, o ambiente e a sustentabilidade são algumas das nossas principais preocupações. Por isso, apostamos numa grande variedade de serviços na área, que vão desde o uso sustentável dos recursos naturais, até à a energia, produção, vida, infraestrutura e práticas sustentáveis.

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal