O que procura?

Decifrar o ESG: A importância do G – Gestão

Blog SGS PortugalESG05 Jul 2022

Quando abordamos o ESG, frequentemente esquecemos último ponto da sigla: a gestão.

Antes de iniciarmos, no entanto, importa tornar a realçar o que significa o ESG: uma abordagem que permite avaliar uma organização no que diz respeito à sua responsabilidade ambiental, ao seu impacto social e à sua gestão.

O G na sigla ESG significa, portanto, gestão, que se traduz no modo como uma empresa se governa, toma decisões, respeita a lei e atende às necessidades externas. Ou seja, refere-se ao sistema de práticas, controles e procedimentos que cada organização adota.

Na prática, que vantagens há em ter uma aposta forte no ESG e, em concreto, numa boa gestão numa empresa? A resposta é simples: qualquer organização que se comprometa com uma aposta nesta vertente minimiza riscos. A existência deste tipo de práticas, para já, garante segurança aos colaboradores quanto ao risco de má gestão. Além disso, enveredar pelo investimento na gestão é, também, colocar-se em melhor posição para capitalizar oportunidades de negócio que possam surgir.

Este elemento do ESG relaciona-se com os restantes, na medida em que, tal como se falava na diversidade e igualdade de géneros na vertente social, também aqui estes fatores assumem particular relevância, por exemplo, na representação de mulheres em cargos de chefia e numa compensação e mobilidade igualitárias para todos os géneros e para todas as etnias.

Soluções SGS

Na SGS, estamos comprometidos em manter padrões de gestão corporativa universalmente aceites, trabalhando para atingir uma alocação eficaz dos seus recursos e mecanismos claros que permitam definir estratégias e atingir objetivos.

Como tal, estabeleceram-se objetivos a cumprir até 2023 e até 2030, que visam uma melhoria contínua dos nossos serviços, enquanto continuamos a esforçar-nos para ir além da satisfação das necessidades dos nossos clientes. Neste sentido, fornecemos vários serviços de formação (em liderança e gestão, por exemplo), assim como serviços de consultoria, com casos comprovados de sucesso de clientes que registaram poupanças na ordem dos 53% por ano com a otimização de recursos e melhorias nos seus processos.

 

Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal