O que procura?

Decifrar o ESG: As vantagens da aplicação do environmental, social and corporate governance

Blog SGS PortugalESG08 Jul 2022

O ESG traduz-se numa abordagem que permite avaliar uma organização no que diz respeito à sua responsabilidade ambiental, ao seu impacte social e à sua gestão.

Caminhamos para um futuro cada vez mais focado no ambiente e na sustentabilidade, enquanto se evidencia também o modo como uma determinada organização se relaciona com a sua comunidade interna e externa, e não esquecendo como cada empresa toma decisões ou, no fundo, se governa.

A aposta em cada uma destas três vertentes traz, naturalmente, vantagens ambientais, sociais e de gestão, e outras que passamos a enunciar:

  • Maior aposta na sustentabilidade pode traduzir-se em mais clientes, dada a crescente procura por organizações com uma vertente sustentável forte;
  • Reduzem-se custos: à medida que o consumo de energia e de água se torna mais eficiente, também os custos vão ser otimizados;
  • Investir na sustentabilidade é sinónimo de cumprir metas estabelecidas pelos órgãos governamentais nacionais e internacionais, o que se traduz em:
    • Menor necessidade de intervenções regulamentares;
    • Possibilidade de subsídios;
  • Quanto aos colaboradores, uma aposta reforçada nos fatores ESG torna a empresa uma opção mais atrativa para novos talentos e aumenta a motivação dos que já trabalham na organização, dada a crescente preocupação dos mesmos com estes fatores;
  • Através do investimento em materiais mais sustentáveis pode-se simultaneamente melhorar o retorno financeiro e, ainda, evitar futuros investimentos que surjam por problemas relacionados com o ambiente e com a sustentabilidade.

O investimento no ESG é, assim, uma aposta a longo prazo, que contribui para melhorar a vida de uma organização, em termos financeiros e não só. Através de uma posição forte perante estes fatores, é possível aumentar o retorno, melhorar a satisfação dos clientes, reter talento de forma mais fácil, tudo enquanto se contribui, passo a passo, para um impacto positivo no ambiente. 

Perante a crescente importância do ESG, a SGS não ficou indiferente e tem vindo a investir e aplicar práticas neste sentido. Exemplo disso é o facto de ter renovado, pelo quinto ano consecutivo, o seu compromisso para com a sustentabilidade, através do FTSE4Good Index, um conjunto de índices cujo propósito é o de medir a performance ambiental, social e de gestão.

Contudo, esta preocupação não pára nas ações internas, queremos ajudar os nossos clientes e parceiros. A SGS demonstra esta preocupação, pretendendo ser um facilitador no caminho das organizações rumo a uma posição ESG forte, seja nos edifícios e infraestruturas, nos recursos naturais ou na segurança, saúde e ambiente.

 

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal