O que procura?

Melhoria e a ISO 9001:2015

13 Jun 2022

Autora:
Maria de Lurdes Antunes
Auditora e Consultora Sistemas de Gestão da Qualidade
Formadora da SGS Academy
 

A ISO 9001 dá grande relevo à noção de “melhoria”, obrigando as organizações a demonstrar que trabalham ativamente nesse sentido.

A noção de “melhoria” pretende dar maior relevo à necessidade de constantemente melhorar processos internos, produtos ou serviços prestados, bem como introduzir progressos no próprio sistema de gestão da qualidade. O objetivo é sempre o mesmo — aumentar a satisfação do cliente.

No contexto da ISO 9001:2015, as empresas são obrigadas a demonstrar o seu compromisso com a melhoria contínua, devendo, entre outros, ser capazes de provar que estão a fazer bom uso dos seus processos de análise e avaliação, ao identificar necessidades, problemas, mas também novas oportunidades de melhoria. 

É também neste quadro que enquadram os requisitos a implementar no momento de lidar com situações de não-conformidade e suas consequências. A organização deve determinar os riscos e o seu potencial impacto nos objetivos definidos pelo sistema de gestão da qualidade, de forma a definir ações para os tratar.

Embora não seja necessária a definição de procedimento documentado sobre estes temas, é necessário reter informação documentada sobre a natureza das não-conformidades, de quaisquer ações subsequentes e dos resultados das ações corretivas.

Se pretende saber mais sobre a ISO 9001 e o sistema de gestão da qualidade, descubra os nossos cursos >> 

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
SGS Academy®
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal