O que procura?

O Anexo SL e a ISO 9001 — uma abordagem visual

Blog SGS PortugalNormas de Certificação13 Jun 2022

Autora:
Maria de Lurdes Antunes
Auditora e Consultora Sistemas de Gestão da Qualidade
Formadora da SGS Academy
 

O Anexo SL surgiu como estratégia de promoção do alinhamento e consistência entre diferentes sistemas de gestão implementados dentro de uma mesma organização.

À medida que diferentes sistemas de gestão, baseados em diferentes standards internacionais, foram surgindo e sendo adotados pelas organizações, o desafio da sua coexistência tornou-se um assunto por direito próprio. Comummente, diferentes termos e definições, e requisitos distintos, tornavam difícil a combinação e o diálogo entre diferentes sistemas. Além de gerador de ineficiências em si, esta falta de sinergias representava maiores custos para as empresas, dificuldades no momento da certificação, etc.

O Anexo SL surge como resposta do Comité de Direção Técnica da International Standardization Organization (ISO), procurando (i) unificar a estrutura geral de cada sistema de gestão, (ii) tornar comuns e idênticos os termos, nomenclatura e definições de cada Norma, e (iii) garantir a semelhança dos textos fundamentais.

INFOGRAFIA ANEXO-SL SISTEMAS ALINHADOS

Neste contexto, todos os sistemas de gestão foram alvo de revisão, e novos sistemas que venham a ser publicados terão necessariamente de respeitar a mesma abordagem e estrutura global, incluindo a numeração e designação dos seus requisitos gerais. Esta semelhança entre diferentes sistemas de gestão é um bom exemplo do alinhamento procurado, que vem facilitar a sua implementação, certificação e diálogo, com vista à criação de verdadeiros sistemas de gestão integrados.

Como funciona o Anexo SL, na prática?

Tomemos o caso da ISO 9001, na sua última revisão (2015), vemos já a estrutura global prescrita pelo Anexo SL:

  • Objetivo e Campo de Aplicação
  • Referências normativas
  • Termos e definições
  • Contexto da organização
  • Liderança
  • Planeamento
  • Suporte
  • Operações
  • Avaliação do desempenho
  • Melhoria 

Numa abordagem mais visual poderia ser:

INFOGRAFIA ISO 9001 ANEXO SL

Apesar disso, O Anexo SL é suficientemente flexível para permitir a inclusão de cláusulas específicas dentro destes tópicos principais. Tal é o caso da Satisfação do Cliente e dos Requisitos das Partes Interessadas.
 

Se pretende saber mais sobre a ISO 9001 ou outros sistemas de gestão, descubra os nossos cursos >>

 

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal