O que procura?

O que é a economia circular?

12 May 2022
2022_06_Economiacircular_noticia

A Economia Circular é um conceito estratégico que prevê a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia com vista à resolução de desafios globais como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, o desperdício e a poluição. Substitui o conceito de fim-de-vida praticado pela economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado. É, assim, um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.

Autors:
Eng.ª Lurdes Brandão Guerra
Auditora, Consultora e Project Manager na área da Sustentabilidade
Formadora da SGS Academy

 

O modelo económico global assenta na extração de matéria-prima, produção, distribuição e descarte dos produtos como lixo, ou seja, é um processo económico linear. A obsolescência programada também faz parte deste modelo linear tradicional, no qual os produtos são concebidos para um período de vida útil limitado, de modo a incitar os consumidores a comprar outra vez. Numa economia circular, pelo contrário, deixamos de produzir resíduos, em primeiro lugar. Assim, a economia circular é baseada em três princípios, impulsionada pelo design:

  • Eliminar o desperdício e a poluição
  • Circular produtos e materiais (maximizando o seu valor)
  • Regenerar a natureza

É sustentada por uma transição para as energias e materiais renováveis. Uma economia circular dissocia a atividade económica do consumo de recursos finitos. É um sistema resiliente que é favorável para os negócios, as pessoas e o ambiente.

O conceito de economia circular vem contrastar com a anterior ideia de economia linear, marcado pela noção de “fim-de-vida”, onde os produtos acabariam inexoravelmente por ser descartados, convertendo-se todos os seus materiais e componentes em detritos de diversas categorias. A economia circular procura desenhar novos ciclos através da reutilização parcial ou integral de produtos, assim como da sua restauração ou renovação sempre que possível, procurando reconstruir capital, seja ele financeiro, manufacturado, humano, social ou natural, garantindo fluxos aprimorados de bens e serviços. O grande objetivo da economia circular, por outras palavras, é o de estimular o crescimento económico, com preservação ambiental, onde a redução no consumo de recursos energéticos e materiais é visto como um ponto fundamental. 

 

Os circuitos fechados da economia circular — assentes no permanente esforço de reparação de equipamentos (ao invés do seu simples descartar), na sua renovação (utilização de novos componentes ou mesmo componentes ainda em bom estado no prolongar da vida de um determinado produto ao invés da sua substituição integral) ou na reciclagem (promovendo o reaproveitamento de materiais já existentes no fabrico de outros produtos) — representam vários desafios, e sobretudo uma grande articulação entre as populações e os agentes económicos com os conhecimentos e valências técnicas necessárias às atividades supracitadas.

Quais são os principais benefícios da economia circular?

Assim, a Economia Circular, através da promoção de medidas, contribui para a prevenção da geração de resíduos e para a promoção de uma conceção ecológica, na reutilização de produtos/subprodutos, significando poupanças para as organizações. Ao mesmo tempo, permite uma redução das emissões anuais totais de gases com efeito de estufa, a redução da pressão sob o ambiente, maior segurança no aprovisionamento de matérias-primas, aumento da competitividade, promoção da inovação e o estímulo ao crescimento económico.

Se pretende saber mais sobre o conceito de economia circular, descubra os nossos cursos >>

 

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal