O que procura?

Os benefícios da ISO 45001 — uma abordagem visual

Blog SGS PortugalNormas de Certificação19 Jun 2022

Autora:
Eng.ª Cláudia Maravilha
Consultora de Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança

A segurança e saúde dos trabalhadores é atualmente uma das principais preocupações das empresas. Mas as doenças ocupacionais, problemas psiquiátricos, lesões graves ou mesmo a morte são problemas que ainda ocorrem em contexto laboral.

A ISO 45001 é a principal norma internacional que define o enquadramento e requisitos para um sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, seguindo a mesma estrutura global de outros sistemas de gestão, de acordo com a abordagem prescrita pelo Anexo L. Assim, vem facilitar a sua integração e diálogo com sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), sistemas de gestão ambiental (ISO 14001), entre outros. Para saber mais sobre o Anexo L, leia aqui o nosso artigo.

Baseada na noção de abordagem ao risco, esta norma contou com a participação de especialistas de mais de 70 países e está preparada para a implementação por organizações de qualquer dimensão ou indústria. De facto, a norma tem em consideração não apenas a organização, mas também o ambiente de cada setor e a interação da empresa com o seu contexto, sempre mutável, de forma a que o sistema de gestão possa evoluir e permanecer relevante para as organizações.

 

Quais são os principais benefícios da ISO 45001?

A infografia abaixo resume os principais benefícios da ISO 45001. Com a saúde e segurança dos trabalhadores à cabeça e fim deste sistema de gestão, há ainda uma série de benefícios decorrentes da sua implementação, seja ao nível da gestão de Recursos Humanos, condução do seu negócio, ou até do ambiente interno e externo da sua organização.

Se pretende saber mais sobre a ISO 45001, descubra os nossos cursos >> 

Serviços relacionados: 

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:

SGS Academy®

tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 

@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.600 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal