O que procura?

A experiência dos colaboradores na era do trabalho remoto

Blog SGS PortugalExperience Management04 Aug 2022

Autora:
Sílvia Queirós
eXperience Management Solutions Coordinator da SGS Portugal
 

Os sucessivos confinamentos motivados pela pandemia de COVID-19 desde Março de 2020 trouxeram profundas alterações ao mundo do trabalho.

Durante quase dois anos, a maioria dos colaboradores do setor terciário trabalhou remotamente, tornando o regresso à condição de trabalho tradicional um desafio para a sua saúde mental.

Um estudo recente da McKinsey (Consumer Health Insights, de 14 de Junho 2021) revela que um terço dos colaboradores considera que o regresso ao escritório teve impactos negativos na sua saúde mental. Cerca de 49% dos colaboradores que, no Verão de 2021, ainda não tinham regressado ao escritório, antecipavam efeitos adversos no seu bem-estar mental. De notar que apenas 19% previa que o regresso às instalações da empresa poderia ter efeitos positivos.

Se a população já se encontrava psicologicamente afetada pela pandemia, a contextualização da saúde mental nos colaboradores agravou-se com a nova vaga de problemas, gerados pelo regresso à normalidade no que se refere às condições laborais. 

Como podem as organizações ajudar os seus colaboradores?

Ser capaz de reconhecer os desafios sentidos pelos seus colaboradores, nomeadamente no que respeita às condições de trabalho, é o primeiro passo para a proteção ativa da saúde mental dos mesmos. 

Proteger e priorizar o bem-estar psicológico — a par da segurança física — pode ter impactos efetivos sobre a produtividade, assiduidade e motivação.

No estudo supracitado, os colaboradores identificaram a maior flexibilidade no regresso ao escritório (60%) e o modelo de trabalho híbrido (50%) como medidas positivas capazes de reduzir o stress associado ao regresso ao trabalho. 

A comunicação clara e transparente com os seus colaboradores pode revelar-se fundamental e revestir-se de um caráter preventivo no equilíbrio seu emocional.

Como pode a SGS Portugal ajudá-lo?

A área do Experience Assessment pode auxiliá-lo através da avaliação de riscos psicossociais identificando, estimando e valorizando o risco.

O desenvolvimento desta metodologia minimizará o impacto negativo na saúde dos colaboradores, procurando promover uma cultura de segurança e bem-estar, e prevenindo a existência de fatores de risco.

Além da pertinência atual da temática, ao realizar uma avaliação de riscos psicossociais estará também a dar cumprimento à obrigação legal e ética aplicável a todas as organizações.

Conheça as eXperience Management Solutions by SGS Portugal >>

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal