O que procura?

Lean Manufacturing: Push vs Pull

Blog SGS PortugalLean Productivity01 Aug 2022

Autor:
Rui Ferreira
Director de Produtividade da SGS Portugal

Push e Pull traduzem lógicas de produção contrárias. Descubra neste artigo as características de cada uma e conheça a sua relação com o sistema Lean.

O que é o sistema “Push”?

O “Push” é visto como o sistema de produção tradicional. Tipicamente, uma fábrica produziria os seus produtos ao seu ritmo, a fim de os armazenar em grandes quantidades, para depois serem distribuídos à medida do necessário.

Nesta lógica, um grande volume de produção é melhor, e como se procura produzir muito, independentemente dos níveis de procura do lado do cliente final, pretende-se um alto ritmo produtivo, quer do lado da mão-de-obra quer na utilização de máquinas e matérias-primas. O sistema Push aplica-se a bens standardizados, produzidos em massa, mas também é esta lógica que comanda as operações no setor dos transportes públicos. Aqui, o serviço corre de forma continuada, independentemente da procura. 

Na era de Henry Ford, este era o sistema usado pela Ford, e que era capaz de produzir o famoso Ford T em grandes quantidades e com grande rapidez, mas sem grande oferta nos modelos produzidos.

E em que consiste o sistema “Pull”?

De forma inversa, o sistema Pull procura responder diretamente à procura, como e quando o cliente deseja. Este sistema, preferido na ótica do Lean por permitir a redução de desperdícios (incluindo inventário) e riscos (como acidentes no armazenamento), permite também introduzir maior oferta de produto, dando maior capacidade ao cliente final de escolher as características do produto comprado. Bons exemplos são os automóveis comprados por encomenda ao fabricante, ou mesmo o funcionamento de um restaurante tradicional, em que a comida é confecionada à medida que os pedidos chegam à cozinha.

Neste sistema, os pontos fundamentais são a capacidade de resposta, muitas vezes designada como Lead Time (quanto menor for o período decorrido entre a encomenda e a entrega, melhor).

No entendimento Lean, o Pull permite evitar a produção em excesso, reduzindo custos com produção evitável, assim como encargos com transporte e armazenamento desnecessários.

Se pretende saber mais sobre a filosofia Lean, descubra os nossos cursos >>

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal