O que procura?

As principais ferramentas para potenciar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Blog SGS PortugalExperience Management14 Sep 2022

Autora:
Sílvia Queirós
eXperience Management Solutions Coordinator da SGS Portugal
 

A fadiga profissional e casos mais excessivos como o “burnout” têm ganhado relevância à medida que também a sociedade ganha consciência dos impactos negativos que as atividades laborais podem ter nos indivíduos.

A falta de equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, ou mais especificamente o extravasar da esfera do trabalho para espaços e momentos que deveriam ser consagrados à vida pessoal e familiar, é frequentemente gerador de mal-estar. Tendo os seguintes efeitos: fadiga, falta de repouso, ausência de relaxamento, estados de ansiedade, frustração e estados depressivos.

Como potenciar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Não existindo uma resposta infalível, importa fomentar boas-práticas laborais, evitando contatosfora das horas de expediente e gerindo os volumes de trabalho das suas equipas de forma responsável e razoável, dimensionados de acordo com os recursos da sua empresa e em função de prazos adequados.

De igual forma, a criação de ambientes de confiança onde os trabalhadores possam expressar-se livremente e sem medo de retaliação são também fator salutar na lógica laboral — estimule o diálogo e fomente nas suas chefias a atenção para os ritmos de trabalho e fadiga dos seus colaboradores.

Seja compreensivo para com necessidades dos seus trabalhadores que envolvam atividades em horário de expediente e fomente relações de responsabilidade mútua. Trabalhadores que se sintam respeitados são habitualmente mais zelosos e cumpridores, e a facilitação dos aspetos pessoais da sua vida diminuem níveis de stress e resultam em maior produtividade.



Ofereça aos seus colaboradores espaços de lazer que permitam pausas razoáveis durante o dia, não descurando a disponibilização de água e outros produtos alimentares, ou ao menos a existência de condições dignas e adequadas para a realização de refeições. Estes momentos de relaxamento cumprem um duplo propósito: por um lado, potenciam o diálogo e o estabelecimento de pontes entre os seus colaboradores, fortalecendo as suas relações laborais, e por outro, permitem o revitalizar do corpo e da mente, ajudando a focar novamente a atenção nas tarefas aquando do regresso ao posto de trabalho.

Sempre que possível e adequado, procure facilitar a vida dos seus colaboradores através do fornecimento ou da facilitação de serviços que lhes possam ser úteis. Aqui podem incluir-se a assistência no transporte de e para o local de trabalho, determinados serviços de assistência a filhos menores durante o horário de trabalho, disponibilização de consultas médicas no local de trabalho, serviços de correio, entre outros.

Em suma, procure compreender as necessidades dos seus trabalhadores e supri-las de forma razoável. A redução da carga mental e a facilitação de pequenos momentos do quotidiano podem ser grandes aliados no incremento da satisfação dos seus colaboradores.

 

Conheça as eXperience Management Solutions by SGS Portugal >>

 

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal