O que procura?

Como compreender e implementar a ISO 22716?

Blog SGS PortugalCosméticos & Higiene02 Sep 2022

Autora:
Rita Costa
Cosmetics & Hygiene Coordinator da SGS Portugal
 

Norma internacional de boas práticas de fabrico de cosméticos, a ISO 22716 é uma ferramenta importante para assegurar a qualidade e segurança deste tipo de produtos.

Com o ulterior objetivo de garantir o bem-estar do consumidor, a ISO 22716 fornece diretrizes que regulam as diferentes etapas do processo de produção, armazenamento e distribuição de produtos cosméticos, destinando-se a qualquer agente integrante da cadeia de fornecimento.

A norma procura a padronização de produtos cosméticos em matéria de qualidade, promovendo a capacidade de identificação de perigosos associados à produção desta família de produtos. 

Quais os benefícios da ISO 22716?

A ISO 22716 pode ser certificada em qualquer organização participante na cadeia de fornecimento de produtos cosméticos, e permite, entre outros, garantir a conformidade dos produtos fabricados com os requisitos legais aplicáveis; promover a reputação de uma marca e a confiança dos consumidores; e facilitar a introdução de produtos em novos mercados. De forma mais indireta, são também seus benefícios a redução de custos, seja pela padronização e implementação de práticas standardizadas, seja pela redução da exposição a riscos.

 

A implementação da ISO 22716

Análoga a um Sistema de Gestão da Qualidade, a ISO 22716 baseia-se na introdução na organização de um conjunto de processos standardizados, bem documentados e com pontos de controlo bem definidos no sentido de assegurar a minimização de riscos para a saúde e bem-estar humanos, mas igualmente a redução de erros, defeitos e desperdícios ao longo do processo de fabrico e distribuição. 

Na prática, esta norma combina os benefícios da gestão empresarial aos processos de controlo da qualidade de produtos cosméticos, podendo, inclusive, as suas diretrizes serem incorporadas em sistemas de gestão da qualidade já existentes na organização. De facto, mesmo o processo de auditoria da ISO 22716 é baseado no Framework da ISO 9001. 

Para organizações cujas operações já incorporem os princípios de gestão da qualidade, incluindo abordagens importantes como a melhoria contínua ou a abordagem baseada no risco, a implementação da ISO 22716 é feita de forma quase direta, salvaguardando-se apenas a conformidade com os princípios globalmente aceites para a produção de produtos cosméticos — aqui se incluem tópicos como a formação dos funcionários, regras de higiene, controlo da origem das matérias-primas, gestão de reclamações, entre outros.

Se pretende saber mais sobre a ISO 22716 e as Boas Práticas de Fabrico de produtos cosméticos, descubra os nossos cursos >>

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal