O que procura?

ISO 45001 — Gap Analysis e Pain Points em auditorias a Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Blog SGS PortugalNormas de Certificação06 Sep 2022

Autora:
Rita Mesquita
Consultora QASST, Projectista SCIE
Formadora na SGS Academy
 

A SGS Portugal conta com vasta experiência em auditorias a Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (ISO 45001). Neste artigo, inventariamos alguns dos Pain Points e riscos para a conformidade mais comuns através de várias indústrias, e enquadramo-los na nossa atuação junto das empresas.

Como são os Pain Points contabilizados na avaliação da conformidade com a ISO 45001?

No contexto de uma auditoria, a SGS começa por identificar as cláusulas (da ISO 45001 ou de outra certificação em apreço) com maior número de não-conformidades. De seguida, cada cláusula é mapeada e ligada a uma causa ou pain point, com cada um destes fatores a ser então contabilizado como potencial causador de impacto sobre o negócio, isto é, de uma consequência negativa sobre as normais operações de uma organização.

As nossas estatísticas revelam o seguinte TOP 5 dos pain points no contexto da ISO 45001:

  • Falta de controlo operacional (55%)
  • Ausência de avaliações à performance do sistema (24%)
  • Ausência de avaliação das oportunidades (6%)
  • Incapacidade de determinar causas (6%)
  • Falta de formação do pessoal (6%)

Todos estes fatores podem redundar em impactos relevantes sobre a conformidade e promover a ocorrência de incidentes de segurança na sua empresa. Outros eventos, como coimas por não-conformidade, perda de dados, ineficiências operacionais, e erros humanos podem ser diretamente ligados aos pain points acima referidos, e são sinónimo de um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho deficitário e ineficiente. 

Os eventos reportados atrás, além de constituírem falhas próprias ao Sistema de Gestão, representam riscos assinaláveis para a continuidade dos negócios, nomeadamente nos domínios (i) Legal, (ii) Financeiro, (iii) Reputacional, e (iv) da Moral dos Colaboradores.

Gap Analysis — Como mitigar os riscos identificados?

Ser capaz de compreender a paisagem dos riscos para o negócio com base nos eventos identificados e através de uma criteriosa definição dos temas mais prioritários face às quatro áreas identificadas acima, é fundamental. Esse é o papel de uma “Gap Analysis” — identificar as áreas de negócio onde os objetivos ou critérios de performance não estão a ser cumpridos, avaliando a sua gravidade e consequências sobre a performance de uma organização.

No contexto das nossas auditorias à ISO 45001, identificamos um conjunto de 16 impactos com o maior número de ocorrências registadas, entre os quais se destacam “Incidentes de Segurança no Trabalho” (55%), “Não-conformidades e coimas” (24%), e “Perdas de dados” (9%).

Com o objetivo de mitigar estes impactos, a SGS Portugal oferece uma série de soluções:

  • Certificação — ao iniciar um processo de certificação na ISO 45001, tem a garantia de que serão avaliadas a segurança dos seus trabalhadores, a sua conformidade com os requisitos legais em vigor, e de que lhe serão fornecidas as linhas orientadoras para o contínuo desenvolvimento do seu Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
  • Formação — através da SGS Academy oferecemos cursos adaptados a diferentes indústrias, com o objetivo de o ajudar a alcançar as suas metas de negócio.
  • Avaliação de Performance — a SGS disponibiliza soluções modulares como Auditorias Sociais, Auditorias de Qualidade, Auditorias Ambientais, Programas de Desenvolvimento, entre outras. Estas ações pretendem medir e melhorar a performance da sua organização.
  • Gestão de Fornecedores — monitorização da cadeia de fornecimento e sua conformidade, com uma abordagem baseada no risco e no mapeamento dos seus fornecedores.
  • Consultoria Técnica — através da SGS Productivity, procuramos apoiar os nossos clientes na otimização dos seus processos internos através de soluções sustentáveis e personalizadas capazes de garantir uma melhoria contínua.

Se pretende saber mais sobre as auditorias a Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho da SGS Portugal, descubra os nossos cursos >>

Serviços relacionados: 


Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal