O que procura?

NP 4552 — tudo o que precisa de saber

Blog SGS PortugalNormas de Certificação15 Sep 2022

Autor:
Eng.º António Ribeiro
Auditor Coordenador e formador da SGS Academy
 

Norma passível de certificação, a NP 4552 tem o expresso objetivo de minimizar os conflitos entre as vertentes profissional, familiar e pessoal dos trabalhadores, promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a sua satisfação. Permite reter talento, reduzir o absentismo, reduzir a rotatividade laboral e, assim, aumentar a produtividade.

O que é a NP 4552?

A Norma Portuguesa (NP) 4552, sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal teve a sua primeira edição em 2016, contando em 2022 com a sua 2ª edição.

Atualmente, a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, assume novos desafios que foram impulsionados pelo recente contexto de emergência de saúde pública e social que expôs a fragilidade e sobrecarga dos grupos de maior vulnerabilidade social, assim como a real distância a que a sociedade ainda se encontra no caminho para a igualdade de género.

Por isso, a necessidade de um adequado equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal veio consolidar-se como um domínio prioritário da igualdade de género e do desenvolvimento sustentável.

A implementação desta norma permite também ir ao encontro de cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidades nomeadamente: ODS3 – Saúde de qualidade, ODS – Educação de qualidade, ODS5 – Igualdade de género, ODS – Trabalho digno e crescimento económico, ODS10 – Redução das desigualdades.

A NP 4552 tem um largo espectro, podendo ser aplicada a todo o tipo de organizações, independentemente da sua área de atividade, dimensão, ou de pertencerem ao setor público ou privado.

Focos da NP 4552

A NP 4552 assenta nos três domínios da Conciliação, práticas laborais, apoio profissional e desenvolvimento pessoal e serviços e benefícios. Esta norma, vem facilitar o alinhamento da politica e objetivos estratégicos das organizações com as necessidades e espectativas dos trabalhadores, e outras partes interessadas, potenciando o desenvolvimento sustentável das mesmas.

Num mercado cada vez mais competitivo, e num contexto de pós-pandemia onde as pessoas dão maior importância a outros fatores para além da retribuição financeira, as empresas podem tirar grandes benefícios ao otimizar o equilíbrio entre vida profissional e familiar dos seus trabalhadores.

 

Principais benefícios da NP 4552

  • Aumentar a atratividade e retenção de talento;
  • Melhorar a imagem corporativa;
  • Otimizar a produtividade;
  • Potenciar a realização pessoal dos seus trabalhadores;
  • Melhorar a qualidade de vida dos seus trabalhadores;
  • Diminuir o absentismo;
  • Aumentar a competitividade;
  • Aumentar a satisfação dos trabalhadores;
  • Aumentar a atratividade para investidores.

A implementação e certificação nesta norma tem um impacto imediato no que diz respeito à melhoria da reputação das organizações e no bem estar dos seus trabalhadores, mas pode também traduzir-se nos benefícios de produtividade e financeiros no médio-prazo, acima listados.


Conheça as eXperience Management Solutions by SGS Portugal >>

Descubra também os cursos sobre NP 4552 e como melhorar a saúde e bem-estar dos seus colaborares >>


Para mais informações, por favor contacte:
T: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal