Autora:
Sílvia Queirós
eXperience Management Solutions Coordinator da SGS Portugal
A SGS Portugal fornece serviços de avaliação da experiência do cliente. Os resultados deste tipo de análise podem fornecer feedback fundamental para o sucesso da sua organização.
Abaixo apresentamos as principais questões em torno da experiência do cliente.
1. O que é a experiência do cliente?
De forma muito resumida, a experiência do cliente refere-se ao conjunto de impressões que um cliente cria sobre uma determinada organização, com base nas diferentes interações com a marca — produtos/serviços — durante a sua jornada de compra.
2. Qual é a diferença entre experiência do cliente e apoio ao cliente?
A experiência do cliente refere-se a todo o contacto que um consumidor tem com uma marca e produtos/serviços, ao longo da sua jornada de compra.
O apoio ao cliente trata-se de uma das etapas de vida na jornada de compra do cliente, que diz respeito à resolução de dúvidas e problemas na utilização de um produto ou serviço.
Uma má experiência com o serviço de apoio ao cliente poderá impactar negativamente a perceção do cliente e, por consequência, afetar toda a experiência vivida junto de uma determinada organização.
3. Qual é a diferença entre experiência do cliente e experiência do utilizador?
A experiência do cliente refere-se a todas as suas interações (prospeção, contacto inicial, serviços pós-venda, entre outros) com uma organização, sejam físicas ou virtuais.
A experiência do utilizador diz respeito à experiência que o cliente tem diretamente com a utilização dos produtos/serviços.
4. É possível medir concretamente a experiência do cliente?
A experiência do cliente pode ser medida através de métricas tais como:
- “NPS” – medir a lealdade dos clientes com a marca
- CSAT – avaliar o grau de satisfação do cliente com o produto, serviço, entre outros aspetos
- CES – quantificar o esforço do cliente para resolver uma situação com uma marca.
Qualquer uma destas métricas, ou a sua análise conjunta, permite uma caracterização da experiência do cliente numa organização.
5. Quais são os principais desafios na experiência do cliente?
Num mundo tão rápido e dinâmico como o de hoje, há sempre novos desafios a surgir, mas podemos destacar os seguintes:
- Dificuldades de escalar a personalização (ou o atendimento personalizado);
- Analisar informação de forma rápida e incorporá-la nos seus processos;
- Conhecer o cliente (sem ser invasivo);
- Desenvolver uma cultura para a experiência do cliente entre os colaboradores;
6. Os colaboradores têm algum papel na experiência do cliente?
O contacto do cliente com o front-office e equipa de vendas de uma organização é fundamental na sua experiência, pelo que o desempenho dos colaboradores é fulcral no relacionamento com o cliente.
Procure motivar os colaboradores, alertando-os para a importância do contacto com o cliente, e não deixe de pedir feedback.
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