Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

A SGS Portugal faz parte das entidades promotoras do projeto BIOMA, desenvolvido em conjunto com entidades do setor científico e empresarial, que pretende reposicionar as empresas da cadeia de valor agroalimentar num nível mais elevado, competitivo e sustentável.

Case study Projeto Bioma

O DESAFIO

Enquanto copromotora do projeto, a SGS Portugal está responsável pelo desenvolvimento do Sustainability Index for Bioeconomy (siBIO) – para conceber uma metodologia padrão de avaliação de sustentabilidade digital para o setor agroalimentar.

A tarefa não é, fácil de todo, por diversos motivos, sendo o maior deles a inexistência de qualquer tipo de padrão para avaliar a sustentabilidade nesta cadeia de valor. 

No entanto, a SGS está ciente de que é necessário apoiar o setor agroalimentar no cálculo e elaboração de relatórios, dada a inegável importância da preparação de relatórios não financeiros no futuro.

SOLUÇÃO

Através de uma metodologia baseada na visão, opinião e necessidades dos stakeholders sobre certificações, aplicação única (p.e. o uso eficiente de água), a legislação EU e nacional, e as ferramentas de avaliação da sustentabilidade, foram definidos pilares (ambiental, social, económico e de gestão), tópicos – como a água, biodiversidade e desperdício –, e indicadores qualitativos e quantitativos para avaliar a sustentabilidade na indústria e setor primário.

RESULTADOS

A solução aplicada permite às entidades, que se submetem a avaliação, perceber qual o seu nível de sustentabilidade, e de que forma poderem atingir melhores resultados. Esta solução para além de avaliar a entidade, como um todo, ou a produção de um produto em específico, dessa entidade, promove ainda oportunidades de melhoria para atingir melhores resultados, nos tópicos onde a sua classificação foi mais baixa. 

  

Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.