O que procura?

Case Study - Projeto Bioma

14 Nov 2022

A SGS Portugal faz parte das entidades promotoras do projeto BIOMA, desenvolvido em conjunto com entidades do setor científico e empresarial, que pretende reposicionar as empresas da cadeia de valor agroalimentar num nível mais elevado, competitivo e sustentável.


O DESAFIO

Enquanto copromotora do projeto, a SGS Portugal está responsável pelo desenvolvimento do Sustainability Index for Bioeconomy (siBIO) – para conceber uma metodologia padrão de avaliação de sustentabilidade digital para o setor agroalimentar.

A tarefa não é, fácil de todo, por diversos motivos, sendo o maior deles a inexistência de qualquer tipo de padrão para avaliar a sustentabilidade nesta cadeia de valor. 

No entanto, a SGS está ciente de que é necessário apoiar o setor agroalimentar no cálculo e elaboração de relatórios, dada a inegável importância da preparação de relatórios não financeiros no futuro.

SOLUÇÃO

Através de uma metodologia baseada na visão, opinião e necessidades dos stakeholders sobre certificações, aplicação única (p.e. o uso eficiente de água), a legislação EU e nacional, e as ferramentas de avaliação da sustentabilidade, foram definidos pilares (ambiental, social, económico e de gestão), tópicos – como a água, biodiversidade e desperdício –, e indicadores qualitativos e quantitativos para avaliar a sustentabilidade na indústria e setor primário.

RESULTADOS

A solução aplicada permite às entidades, que se submetem a avaliação, perceber qual o seu nível de sustentabilidade, e de que forma poderem atingir melhores resultados. Esta solução para além de avaliar a entidade, como um todo, ou a produção de um produto em específico, dessa entidade, promove ainda oportunidades de melhoria para atingir melhores resultados, nos tópicos onde a sua classificação foi mais baixa. 

  

Para mais informações, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Artigos relacionados

CEPSA site 684px
Notícias Locais02 Nov 2022

Projeto Bioma – Soluções Integradas de Bioeconomia para a Mobilização da Cadeia Agroalimentar

A SGS Portugal é copromotora no projeto Bioma, que assume o propósito de reposicionar as empresas da Cadeia de Valor Agroalimentar em níveis mais elevados, competitivos e sustentáveis.
2021_12_noticia_vlabel
Notícias comerciais23 Dec 2021

UE alarga os critérios do selo Ecolabel a produtos cosméticos e de cuidado animal

A Comissão Europeia publicou os critérios revistos do selo Ecolabel da UE na Decisão da Comissão (UE) 2021/1870 a 22 de outubro de 2021 para abranger produtos cosméticos e produtos de cuidado animal.
Notícias comerciais15 Dec 2021

Deteção e prevenção de fraudes no café

O café é a segunda bebida mais popular do mundo, depois da água. Não surpreende, portanto, que a indústria do café seja um grande negócio, com o mercado global a valer atualmente 465,9 mil milhões de dólares. Contudo, tal como acontece com muitas das grandes indústrias, os benefícios económicos levam a que muitos fornecedores tentem enganar os consumidores.
main feature V Label Partnership
Notícias comerciais19 Nov 2021

Lançamento de Parceria entre SGS e V-Label, Elevar a Alimentação Vegan e Vegetariana a uma Audiência Global

Temos orgulho em anunciar que a SGS e a V-Label uniram forças numa parceria que promove a autenticidade da alimentação e do vinho vegano e vegetariano, a uma escala global. A V-Label pode também certificar outros produtos, como cosméticos, detergentes, vestuário e sapatos; e até serviços relacionados por exemplo com hotelaria e turismo.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal