O que procura?

O ciclo PDCA e a ISO 27001

Blog SGS PortugalCibersegurança08 Oct 2022

Autor:
Sérgio Ferreira
Auditor e Coordenador Digital & Innovation da SGS Portugal

A ISO 27001 é uma das principais normas internacionais dedicadas à cibersegurança e proteção de dados. Neste artigo, mostramos-lhe como se aplica o ciclo PDCA.

O ciclo PDCA (Plan-Do-Act-Check) é comummente aplicável aos sistemas de gestão, e o sistema da segurança da informação prescrito pela ISO 27001 não é exceção.

No esquema abaixo, mostramos sumariamente como se distribuem as principais ações e temáticas da cibersegurança nas quatro fases do ciclo PDCA.

INFOGRAFIA CICLO PDCA ISO27001

Esta metodologia arranca na fase do Planeamento (“Plan”), que deve ser capaz de analisar o contexto da organização, os requisitos de clientes e outras partes interessadas, o âmbito de aplicação do sistema de gestão em causa, entre outros.

Concluído o planeamento, o sistema de gestão da segurança da informação encontra-se em condições de desempenhar o seu papel, pelo controlo, avaliação e tratamento dos riscos associados. Esta é a fase da Operação (“Do”), respeitando as condições definidas no planeamento e trabalhando em direção aos objetivos estabelecidos.

A fase de Avaliação (“Check”) ocorre após a execução das atividades e em confronto com os objetivos e requisitos definidos na fase inicial. Aqui, o foco deve estar na avaliação da performance do próprio sistema.

A última etapa do ciclo (“Act”) corresponde à Ação, isto é, à implementação de quaisquer ações ou medidas necessárias para corrigir os desvios identificados ou minimizar a ocorrência futura dos riscos detetados. Esta fase deve ainda alimentar novamente o sistema, permitindo integrar as medidas introduzidas e as aprendizagens resultantes da anterior iteração. 

Se pretende saber mais sobre a ISO 27001, descubra os nossos cursos >>

 
Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:

tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@: pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal