O que procura?

O que são cosméticos sustentáveis?

Blog SGS PortugalCosméticos & Higiene19 Oct 2022

Autora:
Rita Costa
Cosmetics & Hygiene Coordinator da SGS Portugal
 

O mercado dos “cosméticos sustentáveis” (ou “verdes”) tem crescido 15% ao ano, comprovando a cada vez maior sensibilização dos consumidores para os impactos de produtos cosméticos na saúde e no meio ambiente.

O que são cosméticos sustentáveis?

Na indústria cosmética, “cosméticos sustentáveis” são entendidos como produtos naturais e produzidos a partir de matérias-primas orgânicas e de origem renovável. O termo pode também ser usado de forma mais lata, envolvendo práticas de produção consideradas amigas do ambiente ou mesmo o tipo de embalagens utilizadas.  

Óleos naturais, plantas e mesmo algumas bactérias são ingredientes comummente encontrados no fabrico de cosméticos sustentáveis. A título de exemplo, óleos naturais, como o óleo de côco ou de palma, permitem o fabrico de ácidos gordos ou glicerina. Por sua vez, determinadas bactérias, ainda pouco usadas, mas alvo de ampla pesquisa no setor, fornecem um bom exemplo de uma potencial fonte inesgotável para o futuro da indústria cosmética, útil na criação de aromas ou pigmentos.

Porque é que se fala cada vez mais em cosméticos sustentáveis?

Cada vez mais informados e atentos, os consumidores privilegiam, hoje, marcas mais cientes da sua responsabilidade ambiental. A indústria dos cosméticos, pelo seu uso frequente e continuado sobre o corpo, suscita também maior atenção dos consumidores.

Saúde

Como anteriormente referido, diversos compostos químicos têm sido proibidos em diferentes mercados, dado os seus efeitos de curto ou longo prazo sobre a saúde humana. Além de cancros e diabetes potenciados por determinados compostos, o uso quotidiano de cosméticos sintéticos pode atuar sobre o balanço hormonal, acne e outras irritações cutâneas, dores de cabeça, problemas oftalmológicos, entre outros.

Responsabilidade Ambiental

As alterações climáticas estão na ordem do dia, e vários são os Estados e instituições a declarar situações de emergência climática. Microplásticos, emissões de carbono, plástico no oceano... Todos estes exemplos despertam a consciência dos consumidores, que crescentemente procuram produtos e marcas cuja ação seja compatível com o seu sistema de valores. 

Que elementos nocivos são evitados com o uso de ingredientes naturais?

As alternativas naturais pretendem evitar o uso de ingredientes químicos tradicionalmente usados na indústria. Antioxidantes sintéticos (BHA e BHT), compostos petroquímicos, conservantes como o formaldeído e alergénios presentes nos perfumes são frequentemente alvo de estudos pelas autoridades e a sua presença no cosmético pode ser proibida ou limitada a uma concentração máxima, tendo em conta os efeitos que produzem no corpo humano e, em alguns casos, no meio ambiente.

Por tudo isto, torna-se clara a vantagem potencial para fabricantes que façam a passagem para a comercialização de cosméticos sustentáveis — o incremento de vendas a partir dos efeitos do word-of-mouth e da sua melhoria da reputação não são negligenciáveis.

Torna-se, no entanto, fundamental garantir que o produto final continua a cumprir com os requisitos de segurança para o consumidor, nomeadamente ao nível da proteção do produto face ao crescimento microbiológico e à manutenção da sua estabilidade em prateleira, ao longo do prazo de validade do produto.

Se pretende saber mais sobre fabrico de cosméticos, descubra o nosso curso >>

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, POR FAVOR CONTACTAR:

808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
pt.info@sgs.com

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal