O que procura?

5 setores que serão altamente impactados pelas Smart Cities

Autor:
Eng.º Américo Rebelo
Lead Auditor da SGS Portugal
Formador da SGS Academy
 

As Smart Cities correspondem à noção de cidades altamente tecnológicas e monitorizadas nas suas várias componentes e infraestruturas. Mas quais os setores que mais beneficiarão das suas inovações?

As Smart Cities estão cada vez mais na ordem do dia, com diferentes metrópoles mundiais a procurar dar alguns passos na concretização dessa transformação tecnológica. Por definição, uma Smart City é aquela dotada de tecnologia capaz de recolher dados, de forma contínua e a partir de diferentes fontes, e de atuar (tendencialmente de forma automática) na gestão da cidade e das suas infraestruturas, dos transportes às redes de água e eletricidade, entre outras. 

Mas quais os principais setores impactados pelas Smart Cities?

1. Energia

O setor da energia, baseado em energias verdes/limpas, será talvez o principal vencedor do surgimento de Smart Cities. Face à centralidade do conceito de sustentabilidade nas cidades do futuro, altamente sensíveis aos custos ambientais e face ao contexto de emergência climática, a energia terá sempre um papel fundamental. A evolução tecnológica nesta área, a cada vez maior disseminação de equipamentos de geração solar e eólica, para referir apenas dois, dotados de capacidades de comunicação e gestão remota, são fatores de peso. 

2. Transportes

A mobilidade é um dos grandes desafios das cidades de hoje, sendo um dos principais problemas que as Smart Cities esperam atenuar. Desde a monitorização do tráfego a uma rede de transportes públicos eficiente, passando por capacidades de informação dos cidadãos em tempo-real sobre o estado da rede e do trânsito, estas são algumas das componentes que merecem atenção. Este setor requer ainda um planeamento urbano cuidado, através da gestão de estradas e ciclovias, sistemas de partilha de automóveis e bicicletas, etc. 

3. Água

As Smart Cities vão ajudar as entidades governamentais a planear adequadamente para as necessidades dos seus cidadãos. Através de sensores e outros dispositivos, é possível não apenas monitorizar o abastecimento de água, mas também os níveis de inundação, permitindo redirecionar água para zonas da rede menos sobrecarregadas. 

 

 

 

4. Manutenção de infraestruturas

Com a ajuda da IoT, será mais fácil monitorizar em permanência infraestruturas essenciais, como estradas, pontes, vias-férreas, e identificar problemas à medida que vão surgindo, oferecendo maiores garantias que uma inspeção visual periódica e evitando gastos avultados com reparações tardias ou mesmo a ocorrência de acidentes.

5. Segurança pública

A maior capacidade de recolha e análise de dados permitirá também mapear o crime em tempo-real, tornando possível a identificação de padrões e antecipar necessidades de reforço policial em locais ou momentos específicos. 

 

Se pretende saber mais sobre Smart Cities, descubra os nossos cursos >>

 

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal