O que procura?

O que é uma Smart City?

Blog SGS PortugalExperience Management05 Nov 2022

Autor:
Eng.º Américo Rebelo
Lead Auditor da SGS Portugal
Formador da SGS Academy
 

Quanto mais as tecnologias de informação progridem e se disseminam, mais cresce também o entendimento de que estas devem desempenhar um papel na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Neste contexto, sabe o que é uma Smart City?

O que é uma Smart City?

Uma Smart City (“cidade inteligente”) é uma cidade que utiliza tecnologias de informação e comunicação (TIC) para incrementar a eficiência operacional das suas infraestruturas, transportes, entre outros. O objetivo é alcançar maior qualidade dos serviços públicos e aumentar o bem-estar dos seus cidadãos.

Por outras palavras, uma Smart City é uma cidade que procura otimizar os seus vários setores funcionais com base na geração de informação e análise de dados a partir da monitorização da vida dentro dela. Um bom exemplo é a informatização de redes de tráfego complexas — incluindo semáforos e transportes públicos —, permitindo a otimização automática de fluxos de trânsito quando detetado um acidente ou um engarrafamento em dado ponto da rede, por exemplo.

Comummente, consideram-se características de uma Smart City:

  • infraestrutura amplamente suportada por tecnologia (da rede elétrica à rede de abastecimento de água, controlo de tráfego, CCTV, entre outras) ;
  • iniciativas de caráter ambiental (foco na sustentabilidade);
  • um sistema de transportes públicos moderno e eficiente;
  • planeamento urbano cuidado e orientado para atender às necessidades dos cidadãos; 

 

 

 

 

A automação de funções essenciais da cidade, ou a sua gestão de forma tendencialmente automática, é um dos grandes trunfos das Smart Cities. Dado que um computador pode trabalhar 24h por dia e estar atento a uma enorme diversidade de dados e ocorrências em simultâneo, a possibilidade de tomar decisões de forma eficaz, em poucos segundos, é um benefício para a gestão das grandes cidades mundiais. Este tipo de gestão automática deve traduzir-se em poupança de custos de operação, minimização de impactos ambientais (reduzindo ineficiências e desperdícios, sobretudo na utilização de recursos energéticos), e maior eficiência dos equipamentos da cidade.

Na infografia abaixo, sumariamos alguns dos elementos fundamentais na constituição de uma Smart City:

Que tecnologias são usadas por uma Smart City?

Uma Smart City é suportada, sobretudo, na Internet of Things (IoT), que corresponde, resumidamente, a uma rede de dispositivos conectados, como semáforos, veículos, sensores para variados fins e outros equipamentos capazes de comunicar e trocar dados entre si. A análise destes dados (de origens pública e privada), feita por um dispositivo ou servidor central, deve depois permitir a tomada de decisões, ou mesmo o acionamento de mecanismos automáticos, capazes de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e dos serviços que lhes são prestados.

Entre as principais tecnologias usadas por uma Smart City estão:

  • APIs (Application Programming Interface, ou interfaces de programação, que no fundo permitem a comunicação entre diferentes plataformas ou aplicações)
  • Inteligência Artificial
  • Computação Cloud
  • Machine-Learning

  

Se pretende saber mais sobre Smart Cities e inovação, descubra os nossos cursos >>

 

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
tel: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 
@:pt.info@sgs.com

SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado. 

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal