O que procura?

Testes de estabilidade de cosméticos – o que são e para que servem?

Blog SGS PortugalCosméticos & Higiene07 Nov 2022

Autora:
Rita Costa
Cosmetics & Hygiene Coordinator da SGS Portugal
 

A SGS Portugal tem mais de 20 anos de experiência na testagem de cosméticos, incluindo testes de estabilidade. Mas sabe o que são e para que servem?

Segurança e qualidade são conceitos fundamentais quando falamos do mercado de cosméticos. Pela sua utilização sobre o corpo, e face a uma crescente consciencialização dos efeitos que todo o tipo de produtos podem ter sobre a saúde humana, os consumidores são particularmente exigentes no que toca à segurança dos cosméticos.

Na maioria dos mercados, como é o caso da União Europeia, a legislação exige um conjunto de garantias dos fabricantes de cosméticos. Entre os testes capazes de fornecer um alto grau de confiança quanto à segurança destes produtos, nos quais se incluem determinação de ingredientes, análises toxicológicas, ecotoxicologia e biodegradabilidade, surgem também os testes de estabilidade.

O que são testes de estabilidade de cosméticos?

Testes de estabilidade são estudos realizados sobre produtos cosméticos para detetar eventuais alterações da sua qualidade — ou de algumas das suas propriedades — ao longo do tempo, de acordo com diferentes condições de armazenamento e exposição aos elementos. 

Para que servem os testes de estabilidade de cosméticos?

Estes testes são essenciais na definição da segurança dos produtos a longo-prazo, das suas condições de armazenamento ideais e respetivas datas de validade. 

Testes de estabilidade podem ajudar os fabricantes a responder a várias questões sobre os seus produtos, como:

  • Qual o período de validade do produto?
  • Quais as condições de armazenamento que permitem assegurar a eficácia do produto?
  • O produto precisa de refrigeração?
  • O produto pode ser exposto à luz?
  • Qual o intervalo de temperaturas a que o produto pode ser armazenado?
  • Há condições de humidade ou outras que afetem a qualidade do produto?

Serviço de testes de estabilidade da SGS Portugal

A SGS Portugal tem mais de 20 anos de experiência na área de testes a cosméticos e conta com mais de 100.000 amostras armazenadas. Dispondo de diversas câmaras de armazenamento com monitorização 24h, capazes de reproduzir diferentes ambientes climáticos, incluindo cenários de baixas temperaturas, a SGS está apta a realizar uma grande quantidade de testes de estabilidade.

 

Se pretende saber mais sobre o setor dos cosméticos, descubra o nosso curso >>

 

Se pretende saber mais sobre o serviço de testes de estabilidade da SGS Portugal, contacte-nos

808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
pt.info@sgs.com

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal