O que procura?

Cosméticos — do desenvolvimento à comercialização

Blog SGS PortugalCosméticos & Higiene27 Dec 2022

Autora:
Rita Costa
Cosmetics & Hygiene Coordinator da SGS Portugal
 

O lançamento de um novo cosmético no mercado significa anos de trabalho para quem o produz, no sentido de garantir a segurança no seu uso e a adaptabilidade ao mercado.

Pela natureza particular do seu uso sobre o corpo humano, cada novo produto cosmético está sujeito a um longo processo de avaliação e testagem antes de poder ser produzido em escala e apresentado ao mercado. Neste processo participam especialistas de diferentes áreas — da bioquímica à toxicologia, engenharia química, microbiologia, entre outros —, internos à empresa, mas também externos, como reguladores e outras autoridades relevantes. 

Nos blocos abaixo, percorremos as principais fases da vida de um produto cosmético, do desenvolvimento à comercialização, e aqui se torna evidente o longo caminho a percorrer pelas empresas do sector — um novo produto pode levar, do momento da sua conceção inicial até à chegada às prateleiras de um qualquer supermercado, entre três e quatro anos.

FASE 1 — Investigação e desenvolvimento (duração: 12 a 18 meses)

Num primeiro momento, uma equipa de bioquímicos e toxicologistas, acompanhados por gestores de produto, procuram formular um cosmético, definindo e testando os seus ingredientes ativos, com um propósito específico.

Desde início, devem considerar-se os benefícios do ingrediente escolhido, possíveis ingredientes alternativos, usos já comprovados do ingrediente escolhido, e os seus possíveis efeitos secundários ou alergias, assim como potenciais reações entre diferentes ingredientes e questões de fornecimento, como o custo e a disponibilidade desses mesmos ingredientes nas quantidades necessárias.

Ainda nesta fase, o papel de especialistas em patentes e propriedade industrial é fundamental, de forma a garantir que o ingrediente ou fórmula em desenvolvimento não se encontra já coberta por uma patente de um concorrente.

FASE 2 — Testagem (duração: 6 a 12 meses)

Depois de se alcançar uma fórmula passível de registo e comercialização, o produto entra em fase de testagem. Passando por cientistas de diferentes áreas e engenheiros de processos, é preciso garantir a estabilidade do produto em diferentes condições de transporte e armazenamento, definir o packaging adequado, testar a consistência do produto uma vez produzido em escala, garantir os recursos necessários para a produção da nova fórmula nas mesmas instalações e equipamentos existentes, entre outros.

FASE 3 — Segurança e Regulação (duração: 6 a 12 meses)

É nesta terceira fase que entram reguladores externos, com o objetivo de assegurar a conformidade do produto e dos seus ingredientes, nomeadamente quanto à existência de provas demonstráveis acerca da sua segurança e adequação para uso humano.

É também nesta fase que se pode definir a necessidade de proceder a novos estudos ao consumo ou análises elaboradas por especialistas em áreas relevantes, como a dermatologia, pediatria ou oftalmologia.

FASE 4 — Produção e Marketing (duração: 6 a 12 meses)

Ultrapassados os obstáculos legais e garantida a segurança, o produto cosmético pode entrar em fase de produção.

Aqui, além das questões diretamente ligadas à produção da fórmula testada em fábrica, entram em campo os profissionais do Marketing, Comunicação e também Logística: definição do nome do produto, campanhas de comunicação, design de embalagem e rotulagem, contacto com os retalhistas e distribuição, etc.

Importa salientar que, durante todo o período de comercialização do produto cosmético em causa, a entidade responsável pelo seu fabrico deve manter abertos canais de contacto para que os consumidores finais possam comunicar eventuais problemas ou reações adversas originadas pelo uso do cosmético.

 

Se pretende saber mais sobre o fabrico de produtos cosméticos, descubra os nossos cursos >>

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, POR FAVOR CONTACTAR:

808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)
pt.info@sgs.com

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal