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O lançamento de um novo cosmético no mercado significa anos de trabalho para quem o produz, no sentido de garantir a segurança no seu uso e a adaptabilidade ao mercado.

Produtos cosméticos

Autora:
Rita Costa
Cosmetics & Hygiene Coordinator da SGS Portugal
 

Pela natureza particular do seu uso sobre o corpo humano, cada novo produto cosmético está sujeito a um longo processo de avaliação e testagem antes de poder ser produzido em escala e apresentado ao mercado. Neste processo participam especialistas de diferentes áreas — da bioquímica à toxicologia, engenharia química, microbiologia, entre outros —, internos à empresa, mas também externos, como reguladores e outras autoridades relevantes. 

Nos blocos abaixo, percorremos as principais fases da vida de um produto cosmético, do desenvolvimento à comercialização, e aqui se torna evidente o longo caminho a percorrer pelas empresas do sector — um novo produto pode levar, do momento da sua conceção inicial até à chegada às prateleiras de um qualquer supermercado, entre três e quatro anos.

FASE 1 — Investigação e desenvolvimento (duração: 12 a 18 meses)

Num primeiro momento, uma equipa de bioquímicos e toxicologistas, acompanhados por gestores de produto, procuram formular um cosmético, definindo e testando os seus ingredientes ativos, com um propósito específico.

Desde início, devem considerar-se os benefícios do ingrediente escolhido, possíveis ingredientes alternativos, usos já comprovados do ingrediente escolhido, e os seus possíveis efeitos secundários ou alergias, assim como potenciais reações entre diferentes ingredientes e questões de fornecimento, como o custo e a disponibilidade desses mesmos ingredientes nas quantidades necessárias.

Ainda nesta fase, o papel de especialistas em patentes e propriedade industrial é fundamental, de forma a garantir que o ingrediente ou fórmula em desenvolvimento não se encontra já coberta por uma patente de um concorrente.

FASE 2 — Testagem (duração: 6 a 12 meses)

Depois de se alcançar uma fórmula passível de registo e comercialização, o produto entra em fase de testagem. Passando por cientistas de diferentes áreas e engenheiros de processos, é preciso garantir a estabilidade do produto em diferentes condições de transporte e armazenamento, definir o packaging adequado, testar a consistência do produto uma vez produzido em escala, garantir os recursos necessários para a produção da nova fórmula nas mesmas instalações e equipamentos existentes, entre outros.

FASE 3 — Segurança e Regulação (duração: 6 a 12 meses)

É nesta terceira fase que entram reguladores externos, com o objetivo de assegurar a conformidade do produto e dos seus ingredientes, nomeadamente quanto à existência de provas demonstráveis acerca da sua segurança e adequação para uso humano.

É também nesta fase que se pode definir a necessidade de proceder a novos estudos ao consumo ou análises elaboradas por especialistas em áreas relevantes, como a dermatologia, pediatria ou oftalmologia.

FASE 4 — Produção e Marketing (duração: 6 a 12 meses)

Ultrapassados os obstáculos legais e garantida a segurança, o produto cosmético pode entrar em fase de produção.

Aqui, além das questões diretamente ligadas à produção da fórmula testada em fábrica, entram em campo os profissionais do Marketing, Comunicação e também Logística: definição do nome do produto, campanhas de comunicação, design de embalagem e rotulagem, contacto com os retalhistas e distribuição, etc.

Importa salientar que, durante todo o período de comercialização do produto cosmético em causa, a entidade responsável pelo seu fabrico deve manter abertos canais de contacto para que os consumidores finais possam comunicar eventuais problemas ou reações adversas originadas pelo uso do cosmético.

 

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