O que procura?

Certificação Evento Mais Sustentável: o testemunho da Câmara Municipal de Machico

“Todo o trabalho contribuiu para uma melhoria significativa do evento, permitindo tomar consciência sobre aspetos que antes consideraríamos insignificantes ou pouco relevantes”, Hugo Alexandre T. Marques, Vereador da Câmara Municipal de Machico.

O Vereador da Câmara Municipal de Machico, Hugo Marques, fala do impacto positivo da certificação “Evento Mais sustentável”, tanto na qualidade que esta trouxe ao evento, como na organização. Leia aqui o seu testemunho completo.

Por que razão decidiram aderir a esta certificação?

Após uma apresentação da vossa empresa divulgando quais os serviços que poderiam prestar, considerei que seria uma mais-valia para a Câmara Municipal de Machico ter uma equipa externa a avaliar o verdadeiro impacto que teria este nosso maior evento em termos de sustentabilidade e inclusive em termos de segurança alimentar (visto tratar-se de um evento acima de tudo gastronómico).

De forma geral, sente que esta certificação contribuiu para a melhoria da qualidade do evento?

Não só a certificação em si, como todo o trabalho prévio contribuiu para uma melhoria muito significativa do evento, permitindo tomar consciência sobre aspetos que antes consideraríamos insignificantes ou pouco relevantes. A certificação foi um prémio por ter conseguido responder de forma positiva aos desafios que a vossa equipa nos identificou como prioritários para satisfazer os requisitos necessários, dessa forma resultou naturalmente numa melhoria não só do evento em si, mas também da sua “montagem” e “desmontagem”.  

Sentiram alguma dificuldade em atender aos requisitos da certificação?

De uma forma geral não foi difícil responder positivamente aos desafios apontados, sobretudo porque sempre houve um bom acompanhamento da equipa da SGS por forma a termos orientação sobre como agir.

Considera que os esforços realizados e a certificação em si afetaram a imagem do evento e a opinião dos participantes?

Creio que sim, que sobretudo os participantes no evento tomaram cuidados que de outra forma seriam seguramente negligenciados. Quando digo participantes refiro-me quer aos “feirantes” quer aos funcionários municipais que colaboram no evento.

Acredita que a certificação de eventos sustentáveis é importante para o futuro dos eventos?

Mais do que isso, acredito que num futuro próximo deveria ser obrigatório tal certificação.   

Como é que descreveria o serviço prestado pela SGS?

Não tenho nada de negativo a apontar, foi impecável desde o primeiro contacto até a entrega do certificado.   

Depois deste investimento na certificação da Semana Gastronómica de Machico 2022 como um ‘Evento Mais Sustentável’, que futuro antevê para a Câmara Municipal de Machico?

O objetivo passa pela certificação de todos os eventos de maior impacto promovidos pela CMM. Consolidar a Semana Gastronómica de Machico como evento sustentável e desde aí partir para todos os outros a cargo da CMM.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA CERTIFICAÇÃO, POR FAVOR CONTACTAR:

t: +808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 

SOBRE NÓS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal