O que procura?

Cosméticos sustentáveis — técnicas de biotecnologia

Blog SGS PortugalCosméticos & Higiene27 Jan 2023

Autora:
Rita Costa
Cosmetics & Hygiene Coordinator da SGS Portugal

Aplicada aos cosméticos, a biotecnologia procura reduzir os impactos sobre o meio ambiente, nomeadamente por recorrer a matérias-primas renováveis e naturais.

O que é a biotecnologia?

Ao recorrer a organismos vivos, isto é, naturais e reprodutíveis, pressupõe-se uma menor utilização de recursos finitos e o menor emprego de produtos químicos de maior toxicidade e eventualmente mais nefastos para a saúde humana no longo-prazo, assim como para o ambiente.

A biotecnologia aplica-se a uma grande variedade de áreas, da indústria alimentar à medicina, e também à indústria cosmética. No contexto do respeito pelo ambiente, a biotecnologia pode também constituir-se como uma alternativa ao uso de compostos vegetais ou animais, no sentido em que pode usar microrganismos vivos como base das suas técnicas.

Técnicas de biotecnologia aplicadas ao fabrico de cosméticos sustentáveis

A biotecnologia cobre uma grande quantidade de áreas de aplicação e, por isso, também uma grande diversidade de técnicas em constante desenvolvimento. Resumem-se abaixo alguns exemplos das possibilidades oferecidas por este ramo científico no âmbito da produção de cosméticos sustentáveis

  • O cultivo de micro-organismos é um bom exemplo do uso da biotecnologia no fabrico de cosméticos. Através de processos regenerativos, consegue-se atualmente produzir em ambiente controlado uma grande diversidade de substâncias ativas de origem animal ou vegetal. Atualmente, determinadas bactérias podem atuar como microfábricas de prebióticos, substâncias que encorajam a proliferação de bactérias saudáveis importantes para o microbioma da pele.
  • A fermentação é outro dos processos de relevo na biotecnologia já usados amplamente na indústria dos cosméticos. Dê-se o exemplo das probióticas, bactérias que conseguem a produção de ácido lático através da fermentação de açúcares, facilmente conseguida em laboratório. O ácido lático atua como esfoliante e hidratante natural, minimizando a ocorrência de alergias ou irritações cutâneas, além de potenciar a produção de ceramidas, importantes na defesa da pele. 
  • Colheita de biomoléculas vegetais, para integração numa fórmula cosmética capaz de potenciar determinados aspectos, da cor a uma determinada consistência ou capacidade de conservação.
  • Isolamento genético de determinados compostos, como as enzimas, na sua função de catalisadores bioquímicos.

SE PRETENDE SABER MAIS SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR, DESCUBRA OS NOSSOS CURSOS >>

Para mais informações ou inscrições, por favor contacte:
t: +808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h) 

SOBRE NÓS

Somos a SGS – a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Os nossos 97.000 colaboradores operam numa rede de 2.650 escritórios e laboratórios e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.


light

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal