O que procura?

Qual é a relação entre a metodologia Lean e a ISO 9001?

Blog SGS PortugalLean Productivity03 Feb 2023

Autor:
Rui Ferreira
Director de Produtividade da SGS Portugal

Apesar de representarem sistemas inteiramente distintos na gestão de processos produtivos, o Lean e a ISO 9001 têm muitas semelhanças, podendo inclusivamente afirmar-se que procuram alcançar os mesmos resultados. Saiba mais neste artigo.

O que há de comum entre o Lean e a ISO 9001?

Resumidamente, quer o Lean quer a ISO 9001 colocam o foco no cliente (procuram a criação de valor) e nos processos produtivos da organização, que devem ser alvo de um sistema de gestão eficaz. Se olhados ao pormenor, Lean e ISO 9001 obedecem ambos a princípios de melhoria contínua.

Como é que o Lean e a ISO 9001 entendem a melhoria contínua? 

No Lean, parte-se da análise do estado atual para identificar desperdícios ou ineficiências, que devem depois ser eliminados ou minimizados — num fluxo contínuo de análise e introdução de melhorias. Já na ISO 9001, aplica-se o ciclo PDCA — Plan, Do, Check, Act (Planear, Fazer, Verificar, Atuar). Análogo à abordagem Lean, a ISO 9001 recomenda um fluxo de revisão e aplicação contínua, embora se possa dizer que o foco não está tão claramente colocado na questão dos desperdícios, mas sim na identificação mais larga de riscos e oportunidades, e no aumento da eficiência em sentido lato. 

Podem o Lean e a ISO 9001 ser aplicados de forma conjunta?

Naturalmente que sim, e essa aplicação é feita por muitas organizações. Dada a sua abrangência, a ISO 9001 e o Sistema de Gestão da Qualidade que ela preconiza devem ser capazes de identificar melhorias processuais sobre as quais o Lean poderá depois agir. De outro modo, a própria aplicação dos princípios da qualidade da ISO 9001 pode servir como uma avaliação para a identificação — e posterior eliminação — de desperdícios nas operações, tal como é objetivo do Lean. 

Os objetivos de ambas as ferramentas são semelhantes: redução de custos monetários com desperdícios, otimização dos tempos de produção, otimização das operações e aumento da eficiência da mão-de-obra, culminando no aumento da qualidade e, por isso, na criação de maior valor para o cliente final. 


PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES OU UMA PROPOSTA DA SGS, ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO>>


Se pretende saber mais sobre Lean e sobre a ISO 9001, descubra os nossos cursos >>


SOBRE A SGS

Somos a SGS - a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como a referência mundial em qualidade e integridade. Os nossos 96.000 colaboradores operam numa rede de 2.700 escritórios e laboratórios, e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal