O que procura?

Lean: desvantagens geradas pela má aplicação da metodologia

Blog SGS PortugalLean Productivity15 Mar 2023

Autor:
Rui Ferreira
Director de Produtividade da SGS Portugal

A correta aplicação e entendimento da metodologia Lean é fundamental, sob pena de gerar ineficiências e desvantagens para a sua organização.A metodologia Lean, uma das mais famosas e difundidas metodologias de gestão da produção, pode ser um poderoso aliado da sua organização. É, porém, necessário garantir a sua correta aplicação, sob pena de gerar desvantagens para o funcionamento da sua empresa.

Quais as desvantagens geradas pela má aplicação da metodologia Lean?

Quando a solução se torna o problema

 

A metodologia Lean constrói-se sob a premissa da eliminação de desperdícios e ineficiências. Porém, quando mal aplicada e levada ao limite de forma exagerada, a própria metodologia pode tornar-se no mesmo problema que procura combater. Sistemas de gestão e monitorização de tempo complexos, que exijam grande acompanhamento e inputs por parte dos seus trabalhadores, pode redundar em gastos de tempo e descidas de produtividade em si mesmas.

Atenção ao estrangulamento (bottleneck) das suas capacidades

 

De forma semelhante, aumentar a capacidade de uma parte da sua produção sem o devido incremento produtivo das etapas que lhe ficam a montante resulta em desperdícios na cadeia. Um dos princípios do Lean é o “just in time”, filosofia de produção que preconiza um alinhamento e sincronismo perfeitos entre as diferentes fases da produção.

Outro desperdício que normalmente encontramos nas empresas é originado pela sobreprodução. O departamento A só deve entregar ao departamento B o número exato de componentes de que este segundo necessita no preciso momento em que elas vão ser processadas. O objetivo é evitar a sobreprodução a montante, assim como o transporte e o armazenamento desnecessários. É importante notar, porém, que as margens de erro devem ser asseguradas no sistema, para se evitarem problemas maiores. A aplicação exagerada do “just in time” pode, na prática, resultar em escassez de matérias-primas e componentes ou mesmo paragens na cadeia produtiva, fruto de qualquer atraso ou incidente inesperado.

Desmotivação da força de trabalho

Regra geral, inovar e procurar melhores resultados são fatores de motivação em si mesmos, mas quando a aplicação do Lean se torna obsessiva e os ganhos de eficiência são levados ao extremo, o impacto sobre a saúde, bem-estar e motivação da sua força de trabalho pode sofrer um golpe. As organizações devem estar atentas aos sinais dados pelos seus trabalhadores e procurar um equilíbrio entre a implementação de melhorias e o bem-estar das suas pessoas. 

PARA MAIS INFORMAÇÕES, POR FAVOR CONTACTAR:
t: 808 200 747 (Seg. a Sex. das 9h às 18h)

 
Se pretende saber mais sobre a metodologia Lean, descubra os nossos cursos >>

Sobre a SGS

Somos a SGS – a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Os nossos 97.000 colaboradores operam numa rede de 2.650 escritórios e laboratórios e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal